(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVA VARIANTE

Nova cepa de COVID infectou 5 pacientes de Manaus que morreram em Uberaba

Além destas cinco mortes por COVID, também foram vítimas outras três pessoas que foram transferidas do Amazonas para o Hospital Regional José Alencar em janeiro


16/02/2021 18:43 - atualizado 16/02/2021 20:19

Dos 18 pacientes de Manaus transferidos para o Hospital Regional de Uberaba, dez receberam alta e oito morreram(foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
Dos 18 pacientes de Manaus transferidos para o Hospital Regional de Uberaba, dez receberam alta e oito morreram (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais encaminhou para a Secretaria de Saúde de Uberaba, na tarde desta terça-feira (16/2), o resultado técnico dos exames realizados nos 18 pacientes de Manaus que estiveram internados recentemente no Hospital Regional José Alencar. O objetivo foi investigar a presença da nova variante do coronavírus nestes pacientes da capital do Amazonas que foram transferidos para Uberaba no dia 24 de janeiro.  
 
 
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, por meio do sequenciamento genético, realizado no Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen-MG), da Fundação Ezequiel Dias (Funed), foi detectada em seis pacientes a presença da nova variante do coronavírus, a P1, derivada de uma das variantes predominantes no país, a B.1.1.28.  

Ainda conforme a Secretária de Saúde de Uberaba, desses seis pacientes (quatro homens e duas mulheres) detectados com a nova variante da COVID-19, apenas uma paciente de 62 anos conseguiu sobreviver
 
Além dela, outros nove pacientes receberam alta médica e, dos 18 transferidos para o HR, no total morreram oito pacientes (cinco homens e três mulheres).

Os dois últimos pacientes que receberam alta médica voltaram para a capital do Amazonas no início da tarde da última quinta-feira (11/2) em voo comercial fretado pelo Ministério da Saúde. 
 
“Desde quando deram entrada no Hospital Regional, no dia 24 de janeiro, os manauaras foram mantidos em área isolada, pois já havia a suspeita que entre eles pudessen estar presente a nova cepa do vírus. 
 
De acordo com o médico infectologista Guilherme Henrique Machado, quatro servidores do HR que tiveram contato com os pacientes de Manaus, e que estavam com suspeita de COVID-19, foram colocados em isolamento. 
 
Após o exame, dois testaram positivo no PCR e o hospital solicitou a análise do material, mas não há resultado até o momento. Todos tiveram a forma leve da doença. Dois, inclusive, já retomaram a rotina diária”, informou nota da assessoria de imprensa da prefeitura de Uberaba. 
 
O secretário de Saúde de Uberaba, Sétimo Bóscolo, assegurou que no período de 17 dias em que os manauaras estiveram internados no Hospital Regional de Uberaba nenhum familiar deles veio para a cidade para acompanhar o tratamento. “Os pacientes que receberam alta também não circularam pela cidade, já que do hospital foram encaminhados direto aos aeroportos de Uberaba e de Uberlândia”, afirmou.

Mortes

A morte do primeiro paciente vítima da COVID-19 que veio de Manaus para o Hospital Regional de Uberaba, a de um homem de 70 anos, ocorreu na noite de 28 de janeiro. O segundo óbito, um homem de 48, foi registrado na tarde do dia seguinte (29/1). O terceiro paciente, uma mulher de 44, morreu no sábado (30). A quarta vítima, mulher de 58, na manhã de segunda-feira (1º/2), o quinto paciente, homem de 57 anos, na tarde de quarta-feira (3/2), o sexto paciente, homem de 41 anos, na noite dequarta-feira (3/2), o sétimo paciente, homem de 32 anos, na manhã do sábado (6/2) e o oitavo paciente, uma mulher de 33 anos, na tarde do domingo (7/2).  
 
A transferência dos pacientes de Manaus (inicialmente necessitando de leitos de enfermaria) a Uberaba aconteceu após pedido do Estado de Minas Gerais e uma longa reunião entre a Prefeitura de Uberaba, Comitê Técnico-Científico de Enfrentamento à COVID-19 e os vereadores no dia 22 de janeiro.
 

Não há registro da nova variante circulando em MG 

 
Mensagem encaminhada via ofício pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais para a Secretaria de Saúde de Uberaba diz que o monitoramento genético do coronavírus está sendo realizado pelo Lacen-MG e, até o momento, não é possível afirmar que a nova variante P1 está em circulação no estado de Minas Gerais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)