(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARQUE GUANABARA

Parque Guanabara reabrirá após 11 meses; 'estamos preparados', diz dono

Parque de diversões na orla da Lagoa da Pampulha vai reabrir na quinta, após ficar fechado desde março de 2020


16/02/2021 12:40 - atualizado 16/02/2021 14:13

Faixa que informa a reabertura foi fixada nos muros do Parque Guanabara(foto: Jair Amaral/EM/D. A. Press)
Faixa que informa a reabertura foi fixada nos muros do Parque Guanabara (foto: Jair Amaral/EM/D. A. Press)
Fechado desde março de 2020, com o início da pandemia de COVID-19, o Parque Guanabara finalmente poderá reabrir, a partir de quinta-feira (18/02). E a expectativa do funcionamento no tradicional parque de diversões de Belo Horizonte é grande. Empresário e sócio-proprietário do parque, Reynaldo Pereira comemora a reabertura e diz que tudo caminha para uma retomada segura e próspera.

“O parque está preparado para receber as pessoas, voltar a funcionar. Estamos torcendo para que seja boa essa retomada, acreditamos nisso. Ficamos fechados porque fomos obrigados", afirmou Reynaldo, em entrevista ao Estado de Minas.

O parque fará 70 anos em 22 de junho, e tem 50 anos que está na Pampulha, lembra o empresário. Até 1964, o parque viajava por Minas, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Depois, se instalou na Avenida Pedro II, em seguida nos bairros Carlos Prates e Nova Suíça e, desde 1970, está na Região da Pampulha, na orla da Lagoa da Pampulha. "É muita tradição”, disse.

Nesses 11 meses de fechamento, segundo o sócio-proprietário, todos os brinquedos passaram por manutenção. Agora, na reta final para a reabertura, os últimos detalhes das questões sanitárias e sobre treinamento de pessoal estão sendo acertados no Parque Guanabara.

“Durante todo esse tempo continuou sendo feita a manutenção dos equipamentos, precisa ter. E agora é mais a limpeza, porque foram 11 meses, afinal, e também a adequação ao protocolo de enfrentamento à COVID. Todo o pessoal está passando por treinamento, estamos equipando os vários pontos do parque com álcool, compramos medidores de temperatura, colocamos as linhas no chão, nos balcões. Tudo vai funcionar, e estamos nos adequando com base no protocolo da Prefeitura de Belo Horizonte, estamos preparados”, afirmou Reynaldo.

Os 11 meses com o parque fechado não foram fáceis, mas o empresário afirma que não houve grande redução no número de funcionários do Guanabara. Ele também rechaça qualquer informação sobre o encerramento das atividades do parque.

“Nós não dispensamos ninguém, quem saiu foi por fatores normais, rotatividade. Muita gente pediu para sair, outras aposentaram. Eram 115 funcionários diretos, hoje são 106. Esse é o pessoal do parque, ainda tem mais entre 50, 60, que são as barracas, lanchonetes terceirizadas, que vem de fora. E nós, na verdade, nunca falamos que íamos fechar, encerrar o parque. As próprias pessoas que concluíram isso, pois ficamos 11 meses fechados e qualquer empresa que fica tanto tempo fechada passa por dificuldades”, disse Reynaldo.

'Como se fosse a primeira vez no serviço'


Um desses funcionários que voltará à ativa no parque, a partir de quinta (18), é Carlos Geovanni Pires, de 28 anos. Ele trabalha há quatro anos no Guanabara, como atendente e estoquista, repondo picolés, um dos sucessos nos passeios, especialmente em dias ensolarados.

“O parque é a minha renda principal, tanto que estou há quatro anos, dois nessa lanchonete atual. Foi complicado, mas o pessoal estava dando um suporte financeiro, mais para ajudar mesmo. A volta vai ser boa, a expectativa é boa. É voltar renovado, como se fosse a primeira vez no serviço”, afirmou à reportagem.

Operador de máquinas do parque há 11 anos, Márcio Tadeu Gomes também está esperançoso com a retomada dos trabalhos. Ele salienta a importância do cumprimento do protocolo e da adaptação de todos para uma reabertura segura.

“Esses 11 meses não foi fácil. A gente tem família, é difícil voltar e ver o emprego ameaçado. Com certeza a expectativa é boa, pretendemos voltar unidos para reerguer o parque, é um patrimônio da cidade. Estamos nos adequando, com uso de máscara, higienização a todo instante, mas estamos esperançosos”, diz.

Inicialmente, o funcionamento será de quinta a domingo, das 13h às 22h. A Prefeitura de BH permite o funcionamento de parques temáticos e de diversões desde 5 de fevereiro. Antes da pandemia, segundo a organização do Guanabara, o movimento era de 40 mil pessoas ao mês.

Parques da prefeitura ainda sem brinquedos


Os parques administrados pela Prefeitura de BH, por meio da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, foram reabertos gradativamente desde 29 de agosto de 2020, também seguindo as recomendações para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A título de exemplo, o ingresso nos parques da prefeitura só é possível com um cadastro prévio a ser realizado pela internet.

A presença de brinquedos nos parques passará a ser permitida na quinta-feira (18/02). Eles são instalados por empresários do setor de eventos, mas ainda não estarão em funcionamento.

Segundo a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, brinquedos nem barquinhos não estarão em uso ou operação a pedido dos proprietários, que precisam de mais tempo para adequações e treinamento dos funcionários.
 
"Em conversa com os empresários dos brinquedos dos parques da prefeitura, eles optaram por não abrir e operar imediatamente. Para capacitar, pois há manobra para abrir e fechar brinquedos, e readequar, pois precisam respeitar metragem ou a questão de 50% dos usuários. Esses brinquedos são de terceiros, então é tudo por conta deles, e nós somente avaliamos e fiscalizamos, vemos se estão dentro dos padrões. Acredito que até o fim do mês de fevereiro teremos essa instalação", diz Sérgio Augusto Domingues, presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, à reportagem. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)