A ansiedade pela dose imunizadora contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) fez com que muitos idosos e seus acompanhantes se aglomerassem formando longas filas antes mesmo de os postos de saúde de BH abrirem para a vacinação de pessoas de 86 a 88 anos, neste sábado (13/2).
Os postos abririam às 9h, mas antes de 8h já havia filas. As aglomerações são um comportamento que as autoridades sanitárias consideram problemático por tornar mais fácil a transmissão da COVID-19 pela proximidade das pessoas.
Leia Mais
Idosa de 103 anos recebe vacina contra COVID-19 neste sábado, em ContagemSaiba tudo sobre vacinação neste sábado de idosos de 86 a 88 anos em BHApós filas pela manhã, vacinação de idosos é encerrada sem incidentes em BH Fiscais da PBH interditam 17 estabelecimentos por descumprirem decreto Vereador denuncia falta de condições para vacinação em BHGrupos de idosos se misturam na vacinação de BH, mas tarde é tranquilaCura protesta contra investigação policial por pichação em prédio de BHEmbora a prefeitura tenha dividido os horários entre idades dos idosos, por lá, os agentes de saúde liberaram a vacinação para todas as pessoas entre 86 e 88 anos, o que pode ter contribuído para o acúmulo de pessoas durante a manhã.
Jose Ramos de Oliveira, com seus 87 anos "bem vividos", como ele diz, não se incomodou com a demora. "Vale a pena a espera. Pra quem já esperou um ano, esperar mais um pouco não faz diferença", comentou. Ele chegou no posto às 8h40 e até às 10h20 não havia sido vacinado.
Por causa das aglomerações, alguns postos de saúde manifestaram a intenção de prorrogar a aplicação da vacina além do horário inicial estipulado, que seria até as 15h. A prefeitura nega que ocorrerá tal ampliação ocorrerá. Ainda no Sagrada Família, um espaço com cadeiras e distanciamento foi organizado para melhorar o conforto e distribuição dos idosos.
Thiago Fernandes, de 36, espera em pé na fila enquanto a tia Marília Fernandes, de 86, aguarda sua vez sentada em um espaço específico que foi improvisado no Centro de Saúde para garantir mais conforto dos idosos durante a espera. O problema, segundo Thiago, foi a falta de comunicação. "A gente não tinha informação. Só fiquei sabendo porque minha tia ficou cansada de esperar. Talvez mais gente poderia ter usufruído antes", disse.
No posto de saúde do Sagrada Família, os vacinados aguardavam 15 minutos depois da aplicação da vacina. Por lá, os funcionários disseram que é uma determinação da prefeitura, porém, nos outros postos que a reportagem visitou, esse procedimento não foi feito. Até a publicação desta matéria, a Secretaria Municipal de Saúde não havia se manifestado sobre este método.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás