(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Ato faz nova pressão por abertura de maternidade na região de Venda Nova

Maternidade Leonina Leonor foi construída em 2008 com o custo de R$ 4,9 milhões, mas será transformada em um Centro de Atendimento à Mulher


28/01/2021 19:06 - atualizado 28/01/2021 19:39

Manifestação promete não parar até que um representante da prefeitura possa dialogar com participantes(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Manifestação promete não parar até que um representante da prefeitura possa dialogar com participantes (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
 
Cerca de 30 pessoas se reúnem desde o fim da manhã desde quinta-feira (28/1) na maternidade Leonina Leonor, em Venda Nova, para fazer pressão pela abertura da unidade, construída em 2008, na gestão do ex-prefeito Fernando Pimentel, mas que nunca funcionou de fato. O empreendimento teve custo de R$ 4,9 milhões e poderia atender uma média de 500 partos humanizados mensalmente. No entanto, não saiu do papel. 
 
A prefeitura alegou que, no lugar da maternidade, será construído um Centro de Atendimento à Mulher. O movimento promete não parar até a chegada de um representante da prefeitura ao local para discutir o problema.
 
O ato desta quinta-feira é acompanhado pelas vereadoras Sônia Lansky (PT), Bella Gonçalves (Psol) e Isa Lourença (Psol), além de lideranças da Associação Comunitária do Bairro Lagoa, do movimento “Leonina Leonor É Nossa” e do Conselho Municipal de Saúde. De acordo com os participantes, a maternidade seria essencial para a região, que não dispõe de outro espaço público para o parto de bebês e outros acompanhamentos. 

Além de convencer o município a tomar uma posição sobre a abertura da
maternidade, os movimentos em questão ficaram revoltados com a mudança do projeto original depois de presenciarem várias obras no local. 

“Desde 2008, o movimento Leonina Leonor, que conta com a participação de várias mulheres, começou a fazer pressão pela abertura da maternidade. Logo, a Secretaria Municipal de Saúde resolveu que faria um Centro de Atenção à Mulher. Em 2017, o próprio conselho fez conferência para discutir o plano municipal de saúde, já na gestão do atual prefeito, Alexandre Kalil (PSD). O projeto teria de ser executado durante os quatro anos do primeiro mandato. Uma das propostas mais votadas foi a abertura da maternidade, que seria toda estruturada, mas ela não entrou no plano ”, ressalta a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carla Anunciatta.
 
Em 2017, o próprio conselho fez uma conferência para discutir o plano municipal de saúde, já na gestão do atual prefeito, Alexandre Kalil (PSD). O projeto teria de ser executado durante os quatro anos do primeiro mandato. Uma das propostas mais votadas foi a abertura da maternidade, que seria toda estruturada, mas ela não entrou no plano. 

 
Perto de casa 

 
Integrante do Movimento Leonina Leonor É Nossa, Mônica Aguiar explica que as mulheres grávidas têm dificuldades por ter um espaço especializado em Venda Nova: "Não somos contrários à construção do Centro, porque ele até poderia funcionar junto com a maternidade. Nesse momento da pandemia, se você tem um atendimento especializado na região próxima, você evita contaminação, deslocamento e mortalidade materna. Temos apenas uma unidade próxima, que é dentro do Hospital Risoleta Neves. E temos o Sofia Feldman. Se uma mulher começa a parir no Bairro Lagoa, até chegar ao hospital, o bebê nasceu" 
  
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou a construção de Centro de Atendimento à Mulher: “A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que após estudos da Rede Materno-Infantil, constatou-se que não havia demanda para uma nova maternidade e sim para qualificar o atendimento em todas as maternidades da Rede SUS-BH para a prestação do serviço centrado no binômio mãe-bebê. Também foi definida a criação de um Centro de Atendimento à Mulher, que é uma unidade especializada na atenção em todas as fases de vida e será instalado no imóvel em questão na Região de Venda Nova. O Conselho Municipal de Saúde foi informado em várias reuniões sobre esta destinação”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)