(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BEBÊ ENGASGA

Bombeiros socorrem bebê de dois dias que estava engasgada, em Montes Claros

A mãe ligou para o 193 e foi orientada a fazer manobras de desengasgo


27/01/2021 09:57 - atualizado 27/01/2021 13:35

Bebê nasceu dia 24 de janeiro e se engasgou enquanto amamentava na noite dessa terça-feira (26/01)(foto: Pixabay)
Bebê nasceu dia 24 de janeiro e se engasgou enquanto amamentava na noite dessa terça-feira (26/01) (foto: Pixabay)
Uma recém-nascida, de apenas dois dias, se engasgou enquanto amamentava na noite dessa segunda-feira (26/01), em Montes Claros. Assim que percebeu, a mãe entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e foi orientada a fazer manobras de desengasgo.

Uma equipe foi até o local para prestar socorro e quando chegaram, a bebê estava no colo da mãe, desengasgada, com respiração e coloração dentro do normal. Mesmo nessas condições, os militares optaram por levá-la para atendimento na pediatria do Hospital Santa Casa. 

O que fazer em situações de engasgo?

 

Segundo o Sargento Allan Azevedo, do Corpo de Bombeiros, em casos de engasgo, a primeira orientação é tentar manter a calma. O tempo é extremamente importante nesses momentos por isso, deve-se ligar para o número 193 imediatamente, ou procurar ajudar médica.

 

Além disso, nunca tentar retirar o objeto da boca, uma vez que isso pode acabar empurrando-o ainda mais para dentro das vias aéreas e, também, não oferecer líquidos. No caso das crianças, ele diz que é importante não deixá-las brincando com objetos ou peças pequenas, que soltam facilmente, como a tampa e as pilhas de controles remotos, para evitar o engasgo.

 

Em 2020 o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais atendeu, aproximadamente, 580 casos de OVACE, que são obstruções das vias aéreas. No caso de obstrução leve, a criança consegue emitir algum tipo de som, tossir ou chorar.

 

Enquanto na obstrução aguda, há dificuldade de respirar, chora de forma silenciosa ou não consegue. O sargento dá algumas instruções para seguir nestas situações: “se os pais ou responsáveis conseguirem avistar o que está causando a obstrução, e verificar que é um líquido, podem colocar a própria boca cobrindo o nariz e a boquinha da criança e fazer a sucção”.

 

“Após duas tentativas, devem virar a criança de bruços e dar dois tapinhas de leve entre as escapulas e verificar, novamente, a boca da criança. Em caso de algum objeto, como peças de brinquedo, os pais devem somente dar os tapinhas entre as escapulas e ir verificando a cada ciclo a boca da criança”, ele completa.

 

 

É importante relembrar que ao verificar a situação de engasgo, os Bombeiros devem ser acionados imediatamente, pelo número 193 ou ir para o centro médico mais próximo. 
 
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Daniel Seabra


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)