(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: PBH vai auditar doses das vacinas aplicadas nos hospitais

Prefeitura de Belo Horizonte vai realizar auditorias nos hospitais para verificar se as normas estabelecidas estão sendo cumpridas


25/01/2021 19:03 - atualizado 25/01/2021 19:38

Vacinas já foram distribuídas a hospitais de BH, que terão de prestar contas(foto: Nelson Almeida/AFP )
Vacinas já foram distribuídas a hospitais de BH, que terão de prestar contas (foto: Nelson Almeida/AFP )
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) distribuiu as doses da vacina contra a COVID-19, do Instituto Butantan e do laboratório Sinovac Biotech, enviadas pelo Ministério da Saúde na semana passada. Junto às remessas, a Secretaria Municipal de Saúde informou que repassou aos hospitais os critérios para a vacinação e que vai realizar auditorias para verificar se as normas estabelecidas estão sendo cumpridas. Nesta semana sugiram denúncias de "fura-filas" da vacina.

Entre os critérios está o grupo prioritário que deve, neste momento, receber o imunizante. Seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 e, de acordo com a quantidade de doses recebidas, a prefeitura definiu pela imunização dos trabalhadores ativos de 49 hospitais (públicos, filantrópicos, privados); nove Unidades de Pronto-Atendimento da capital (UPAs) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

"A orientação é que os trabalhadores das instituições afastados por pertencer ao grupo de risco não devem receber a vacina", informou a PBH.

A distribuição

A Prefeitura já distribuiu 61.368 mil doses referentes à primeira etapa de vacinação.

Além dessas, 6.882 doses foram entregues diretamente pela Rede de Frio da Secretaria Estadual de Saúde para os hospitais Militar, Eduardo de Menezes e Júlia Kubitschek, contemplando as duas fases da vacinação. A responsabilidade da aplicação do imunizante é de cada instituição.

A previsão para a aplicação das segundas doses para as pessoas vacinadas é de até 21 dias.

"Outra norma é a obrigatoriedade do registro das doses aplicadas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), de acordo com o protocolo específico. Devido à instabilidade no sistema, a prefeitura disponibilizou para os hospitais formulários que viabilizam o monitoramento dos indicadores de imunização no município. Tão logo o sistema seja regularizado, esses dados serão incluídos no sistema nacional", informou a administração municipal.

A prefeitura também está disponibilizando o canal da Ouvidoria para receber denúncias de aplicação de vacinas em pessoas que não pertencem a este primeiro grupo prioritário.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)