(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IMORALIDADE

Veja como denunciar quem 'fura a fila' da vacinação contra COVID em Minas

Servidores que desrespeitam a ordem prioritária podem ser suspensos; políticos podem responder por crimes de prevaricação e improbidade administrativa


22/01/2021 15:57 - atualizado 22/01/2021 21:45

O 'fura-fila' da vacinação pode responder pelo ato nas esferas administrativa e criminal(foto: Christian Emmer/Creative Commons)
O 'fura-fila' da vacinação pode responder pelo ato nas esferas administrativa e criminal (foto: Christian Emmer/Creative Commons)
O desrespeito à ordem prioritária da vacinação contra a COVID-19 em Minas Gerais está na mira da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG)  e do Ministério Público (MPMG). Ambos divulgaram, nesta sexta-feira (22/1), canais para denúncia dos adeptos da conduta antiética.

Denuncie à CGE

Segundo a CGE-MG, servidores e dirigentes estaduais que burlam a ordem fixada pela campanha cometem falta grave, passível de responsabilização administrativa, infração prevista no Inciso 4° do Art. 217 do Estatuto dos Funcionários Públicos e Civis. A pena prevista é de 90 dias de suspensão. As denúncias podem ser feitas on-line, na página da Ouvidoria-Geral do Estado. 

Fale com o MPMG

Essas mesmas irregularidades, além de casos envolvendo políticos, gestores públicos e empresários, também podem ser comunicadas à ouvidoria do MPMG. De acordo com o órgão, "furar a fila" da vacina também gera consequências na esfera penal, pois configura os crimes de prevaricação (uso de cargo público para favorecimento pessoal), improbidade administrativa e dano coletivo.

As penalidades previstas na legislação incluem prisão de até um ano, suspensão de direitos políticos por até dez anos, multa, proibição de contratar com o poder público, entre outras. As queixas podem ser registradas na internet ou pelo número 127.

'Questão de ética'

Em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (22/1), o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, comentou os casos de "fura fila" denunciados à imprensa ao longo da semana em 13 estados, incluindo Minas.

"Eu acho que tem questão de ética e moral. Quando o Ministério da Saúde sinaliza os grupos prioritários, os estados e os municípios precisam seguir", afirmou o dirigente. 

A subsecretária de Vigilância em Saúde Janaína Passos, também condenou a prática.

"A população precisa esperar a fase correta para se vacinar. Não furar a fila. Cada município é responsável pela administração das doses e precisa ficar atento a isso. É preciso calma para imunizar todos nos seus devidos grupos. As denúncias podem e devem ser feitas nos órgãos e ouvidorias e no Ministério Público".

O episódio de maior repercussão no estado envolve o prefeito de Montes Claros, no Norte de Minas. Humberto Souto (Cidadania) foi vacinado contra a COVID-19 na quarta-feira (20/1). O chefe do executivo municipal tem 86 anos, mas não faz parte do público definido pelas autoridades sanitárias para a primeira etapa da campanha de vacinação. Ele justificou a atitude como "forma incentivar a população a se imunizar, principalmente os idosos".

Veja público desta 1ª fase

  • Trabalhadores da Saúde
   - 1º Equipe de vacinação
 - 2º Equipe de Instituições de Longa Permanência
 - 3º Envolvidos diretamente na atenção a casos suspeitos e confirmados
  • Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas
  • População indígena que vive em terras indígenas2º Equipe de Instituições de Longa Permanência
  • 3º Envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19



 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)