(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FISCALIZAÇÃO

Prefeitura de BH interdita lojas que descumpriram decreto de fechamento

Agentes da fiscalização e da Guarda Municipal percorreram ruas da capital para informar e autuar lojistas


12/01/2021 16:17 - atualizado 12/01/2021 16:50

Várias lojas de BH foram interditadas por descumprirem o decreto de fechamento do comércio(foto: Humberto Martins/EM/D. A. Press)
Várias lojas de BH foram interditadas por descumprirem o decreto de fechamento do comércio (foto: Humberto Martins/EM/D. A. Press)

No segundo dia de fechamento das atividades comerciais não essenciais em Belo Horizonte, fiscais da Prefeitura interditaram vários estabelecimentos por descumprimento ao Decreto Municipal 17.532, de 7 de janeiro de 2021. A medida adotada pelo Município visa à contenção do avanço da COVID-19 na cidade.

Ver galeria . 23 Fotos Fiscais da Prefeitura de Belo Horizonte e agentes da Guarda Municipal foram às ruas nesta terçaHumberto Martins/EM/D. A. Press
Fiscais da Prefeitura de Belo Horizonte e agentes da Guarda Municipal foram às ruas nesta terça (foto: Humberto Martins/EM/D. A. Press )


Só na Rua Úrsula Paulino, principal ponto de concentração do comércio do Bairro Betânia, Região Oeste da capital, foram, pelo menos, três interdições nesta terça-feira (12/1).


“Num primeiro momento, na segunda-feira (11/1), fizemos ações mais informativas, para que as pessoas entendam a gravidade da pandemia. Nesta terça, alguns descumpriram o decreto e fizemos a interdição de lojas de roupas e calçados”, explica Rodrigo Rodrigues, fiscal de controle ambiental e atividades em vias urbanas.

Ele completa: “Alguns alegam que estão limpando a loja, organizando o estoque. Eles podem fazer isso, desde que seja lá dentro, com as portas fechadas. A ideia é impedir a circulação do vírus. Para isso, precisamos impedir o entra e sai”.


Alguns lojistas se arriscaram e seguiram realizando vendas, mesmo com a proibição imposta pela PBH(foto: Humberto Martins/EM/D. A. Press)
Alguns lojistas se arriscaram e seguiram realizando vendas, mesmo com a proibição imposta pela PBH (foto: Humberto Martins/EM/D. A. Press)


Os fiscais atuam sempre acompanhados de integrantes da Guarda Municipal ou da Polícia Militar. Segundo um dos agentes, para dar segurança tanto à equipe de fiscalização quanto para os cidadãos fiscalizados.


Mesmo com os fiscais rondando a região, alguns lojistas, principalmente os pequenos, se arriscavam, realizando vendas com os estabelecimentos à “meia-porta”, na tentativa de minimizar os prejuízos causados pela pandemia.


Durante a diligência, a equipe de fiscais e guardas municipais flagrou, aproximadamente, 30 pessoas aglomeradas em frente a uma agência do Banco do Brasil, no Bairro Betânia. Por causa da restrição do acesso às dependências do banco, inclusive aos caixas eletrônicos, filas se formaram do lado de fora da agência. Muitos clientes não respeitavam o distanciamento.

Funcionários de agência bancária tentavam organizar filas para os clientes do lado de fora(foto: Humberto Martins/EM/D. A. Press)
Funcionários de agência bancária tentavam organizar filas para os clientes do lado de fora (foto: Humberto Martins/EM/D. A. Press)


Após a passagem dos fiscais, funcionários do banco reorganizaram as filas e reforçaram marcações no chão do passeio em frente à agência.

Alguns idosos que estavam nas filas – uma para o atendimento presencial e outra para uso dos caixas eletrônicos – receberam atendimento preferencial. Contudo, a limitação da quantidade de pessoas dentro da agência fez com que muitos tivessem que seguir aguardando do lado de fora.

Dentro do banco, tanto os atendentes quanto os clientes respeitavam todos os protocolos de segurança, mantendo distância, usando máscara e fazendo a higienização das mãos com álcool em gel.


A reportagem tentou ouvir funcionários do banco, mas eles informaram que, por regras da instituição, não são autorizados a falar com a imprensa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)