(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FECHAMENTO DO COMÉRCIO

CDL diz que fechamento do comércio em BH prejudicará 90% dos lojistas

15,3% dos lojistas revelaram que vão decretar falência


12/01/2021 11:49 - atualizado 12/01/2021 12:48

CDL diz que fechamento do comércio em Belo Horizonte prejudicará 90% dos lojistas(foto: Reprodução/CDL/BH)
CDL diz que fechamento do comércio em Belo Horizonte prejudicará 90% dos lojistas (foto: Reprodução/CDL/BH)
O novo fechamento do comércio de Belo Horizonte, que passou a valer a partir desta segunda-feira (11/01), vai provocar prejuízos ainda maiores para os comerciantes e trabalhadores do que o fechamento na primeira fase da pandemia.

Segundo o levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) com empresários da capital, 90,2% dos comerciantes vão acumular ainda mais prejuízos e a queda nas vendas será de 60,2%. Dentre os entrevistados, 65% classificaram o fechamento como indevido. O percentual que mais assusta é que 15,3% dos empresários revelaram que vão decretar falência.

Cerca de 77,4% dos entrevistados pela CDL afirmaram fazer uso do programa emergencial de manutenção de emprego e renda, que acabou em 31 de dezembro passado. Esse programa permitia a redução de jornada e salário ou a suspensão do contrato de trabalho.

"Agora, o cenário é totalmente diferente. O lojista terá de manter a folha salarial e o quadro de funcionários, mesmo sem movimentação financeira", ressalta o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza.

As vendas online podem ser a salvação para os lojistas nesse novo fechamento do comércio. De acordo com a CDL, 83,3% dos lojistas usarão as vendas virtuais para tentar se manter durante o fechamento, sendo que 63,3% irão utilizar as redes sociais e 31,7% usarão estratégias de venda pelo telefone.

O fechamento do comércio de Belo Horizonte começou no dia 11 e o retorno das atividades está suspenso por tempo indeterminado.

*Estagiária sob a supervisão do subeditor Daniel Seabra


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)