(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Tromba d'água

Barbacena: tempestade na madrugada inunda e praticamente destrói distrito

Populares registraram cenas de enchentes e de pessoas sendo arrastadas pela força da água; Veja


12/01/2021 11:11 - atualizado 12/01/2021 12:25

Corpo de Bombeiros de Barbacena relatam que um longo trecho de água estava a cerca de 1,80m de altura e alguns moradores encontravam-se ilhados(foto: Foto: arquivo Corpo de Bombeiros)
Corpo de Bombeiros de Barbacena relatam que um longo trecho de água estava a cerca de 1,80m de altura e alguns moradores encontravam-se ilhados (foto: Foto: arquivo Corpo de Bombeiros)
Após uma tempestade que provocou uma tromba d’água e inundou uma das nascentes do Rio das Mortes, no distrito de Correia de Almeida, em Barbacena, Região Central de Minas Gerais, na madrugada desta terça-feira, (12/01), o cenário que ficou foi de muita destruição. Carros foram levados pela força da água e a maioria dos 3.200 moradores do distrito perdeu seus bens. 
 
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Barbacena, o chamado de que uma tromba d’agua inundou diversas casas foi por volta da 0h25. Quando  chegaram ao local, depararam com um longo trecho inundado onde a água estava a  cerca de 1,80m de altura e alguns moradores encontravam-se ilhados sendo que foram socorridos com o apoio de  populares e  encaminhados para locais mais seguros. 
 
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, durante os trabalhos eles foram informados de que uma mulher de 34 anos estava desaparecida tendo sido levada pelas águas. Ela foi localizada posteriormente, após intenso trabalho. 
 
A mulher estava sonolenta, com sintomas de perda de consciência e relatou que  foi picada por uma  cobra. Os Bombeiros conseguiram resgatá-la trazendo-a para um local seguro e, em seguida, ela foi encaminhada pela viatura e posteriormente, pela ambulância do SAMU, até o Hospital Regional.

No hospital, o médico que atendeu a vítima constatou três picadas de cobra venenosa, possivelmente uma jararaca.
 
Os moradores do distrito registraram vários vídeos relatando o fato, um deles mostra que após um raio, duas pessoas que estavam em cima de um carro caíram e foram levadas pela força da enxurrada.
 
Perdas 
 
Na manhã desta terça-feira (12/01), equipe do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil trabalham para reparar e contabilizar os estragos. Segundo o Corpo de Bombeiros, o distrito ficou praticamente destruído.
 
Populares relatam que as pessoas estão apenas com a roupa do corpo e que vão precisar de doações como fraldas, roupas, alimentos, material de higiene e móveis, mas que ainda não foi definido como serão feitas as arrecadações de donativos. 
 
Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda está sendo feita uma tratativa com a Defesa Civil de Barbacena para verificar a melhor forma de atuação.
 
Também em Barbacena
 

A Comunidade Rural dos Costas da Mantiqueira, em Barbacena, também sofreu perdas.

Segundo os Corpo de Bombeiros  por volta  de 3h, uma equipe se deslocou para a comunidade onde haviam mais moradores ilhados sendo detectado que em uma residência estavam seis pessoas, duas delas crianças. Os bombeiros conseguiram resgatar as pessoas, bem como os dois cães da família.
 
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, o nível das águas na região subiu cerca de dois metros de altura. 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)