(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FIM DE ANO

Véspera de Natal movimenta Centro de BH; consumidor reclama do preço

Comércio na capital ficou movimentado para compras de última hora, apesar da dificuldade financeira relatada pelos clientes


24/12/2020 12:33 - atualizado 24/12/2020 13:05

Ruas do Centro de BH ficaram cheias na véspera de Natal(foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
Ruas do Centro de BH ficaram cheias na véspera de Natal (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)

O Natal aqueceu o comércio no Centro de Belo Horizonte na manhã desta quinta-feira (24/12), véspera do feriado. As vendas, no entanto, não acompanharam o clima natalino. Muitas pessoas que visitaram lojas da capital economizaram no presente.

Célia comprou presente para o namorado(foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
Célia comprou presente para o namorado (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
“Está ruim porque estou sem dinheiro”, afirma Celma Lucia Silva, que tem a renda baseada em quartos de aluguel. Neste ano de pandemia da COVID-19, muitas pessoas atrasaram o pagamento e alguns cômodos também ficaram vazios.

“Este ano eu vou dar presente só pro meu namorado porque ele vai me dar, então eu também tenho que retribuir, né?”, conta, sem perder a positividade. “Está difícil mas não é impossível. O Natal pra mim é todo dia porque eu não tenho minha mãe nem meu pai. Tenho minhas irmãs, sobrinhos e amigos. No ano que vem, espero poder presenteá-los também”, acrescenta Celma.

A fisioterapeuta Dionaria da Silva Oliveira conta que se antecipou comprando presentes pela internet. “Antes, eu comprava na loja, depois da pandemia busco comprar na internet. Se fosse comprar agora ia ficar mais caro”, disse. “Também comprei menos presente porque o bolso tá menor e as coisas estão muito caras.”

Na casa de Dionaria, o Natal este ano será diferente por causa das medidas de isolamento social necessárias para conter o novo coronavírus. “Normalmente a gente reúne a família toda, mais ou menos 30 pessoas. Este ano tem menos gente. Vai ser só eu, meu pai e meu irmão. O restante é cada um na sua casa, infelizmente, porque dá saudade”, lamenta.


CDL comemora

Apesar de muitas pessoas declararem dificuldade financeira no fim de ano, levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), realizado entre esta segunda-feira (21/12) e terça-feira (22/12), afirma que as vendas estão aquecidas na capital. Entre os comerciantes, 25% observaram fluxo de clientes mais intenso nos últimos dias.

A oferta de produtos em promoção é a opção para 59,6% dos lojistas como alternativa para estimular as vendas. O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, lembra que os consumidores estão à procura de preços atrativos. "Percebendo isso, os comerciantes da capital estão oferecendo descontos e atendimento de qualidade para atrair esse cliente", comenta.

Horário ampliado

comércio de Belo Horizonte teve o horário de funcionamento ampliado por duas horas. O anúncio da medida foi feito pelo prefeito da capital mineira, Alexandre Kalil (PSD), na sexta-feira passada. Na oportunidade, ele afirmou que a medida foi tomada para evitar aglomerações e pediu que a população não saísse para “passear”.

"Queria dizer que não vamos fechar a cidade. Estamos ampliando o comércio de rua das 9h até 20h e os shoppings de 10h às 21h. Vamos ampliar simplesmente para evitar aglomeração, não é porque a situação está boa não. É uma medida técnica para evitar aglomerações (...) Isso não é para passear na rua não", afirmou o prefeito.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)