(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ANO LETIVO DE 2021

Governo de MG fará consulta pública para definir estratégias da Educação

Secretaria de Educação ouvirá sugestões da população sobre conteúdos ministrados aos alunos e forma de transição da educação remota para a presencial


17/12/2020 10:46 - atualizado 17/12/2020 13:34

Escola Estadual Pandiá Calógeras, no Bairro de Lourdes, Região Centro-Sul de Belo Horizonte(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Escola Estadual Pandiá Calógeras, no Bairro de Lourdes, Região Centro-Sul de Belo Horizonte (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais realizará uma consulta pública para que a comunidade escolar possa apresentar sugestões para o ano letivo de 2021. O anuncio foi feito nesta quinta-feira (17/12), durante a apresentação do balanço da educação estadual em 2020. Segundo Julia Sant’Anna, secretária de Educação, trata-se de um “modelo híbrido de gestão” entre a população e o Governo Estadual.

A participação popular será realizada por meio de um questionário on line, que estará disponível no site da SEE-MG entre os dias 18 de dezembro de 2020 e 18 de janeiro de 2021. O questionário ainda não está pronto e deve ser finalizado nesta quinta-feira.

Ainda de acordo com a secretária, quem não tiver acesso à internet poderá apresentar suas sugestões na escola estadual mais próxima de sua residência.

O resultado da consulta será divulgado no início de fevereiro. Entre as estratégias ainda não definidas pela SEE estão a forma de ministrar os conteúdos para os alunos da rede no próximo ano – se revisando as matérias do cronograma de 2020, período em que os alunos estudaram de forma remota, ou apenas complementando esse conteúdo.

Também deve ser decidido em observância à consulta pública a forma de retorno às aulas presenciais (antes da disponibilidade de uma eventual vacina contra a COVID-19), se será por meio de rodízio entre alunos, para evitar grande aglomeração.

Julia Sant’Anna declarou também que nem todas as demandas da população poderão ser atendidas, pois precisam ser conciliadas com questões técnicas, como, por exemplo, a carga horária dos professores em um eventual rodízio de alunos.

A secretaria disse, no entanto, que as sugestões populares que não forem colocadas em prática serão devidamente justificadas no momento da divulgação dos resultados da consulta pública.

Em 2019, o Governo de Minas já havia adotado a estratégia de receber contribuições da população por meio de uma consulta pública, para definir o currículo do ensino médio, elaborado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

O ano letivo de 2021 nas escolas estaduais começa em 4 de março e vai até 17 de dezembro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)