(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Começa licitação para 3ª etapa das obras contra enchentes na Vilarinho

As duas primeiras etapas já estão em andamento. Reservatórios terão capacidade para armazenar 115 milhões de litros de água cada


17/12/2020 11:31 - atualizado 17/12/2020 11:40

Obras no trecho da Avenida Vilarinho, em Venda Nova(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - 10/12/2020)
Obras no trecho da Avenida Vilarinho, em Venda Nova (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - 10/12/2020)


As obras para prevenir enchentes nas avenidas Vilarinho e Doutor Álvaro Camargos, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, vão entrar em uma nova fase. A Prefeitura de Belo Horizonte publicou o edital de licitação da terceira etapa das intervenções para otimização do sistema de macrodrenagem dos córregos Vilarinho, Nado e Ribeirão Isidoro

Na região, serão construídos os reservatórios profundos Vilarinho 2 e Nado 1 para mitigação das inundações recorrentes nas avenidas. Os trabalhos serão supervisionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

O investimento para a obra é de aproximadamente R$ 152,4 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal. A partir da primeira ordem de serviço, o prazo para execução é de 36 meses. 

De acordo com o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho, cada reservatório conseguirá armazenar 115 milhões de litros de água, que serão escoados após a chuva. Segundo ele, também está em andamento a primeira fase das obras, que são os córregos Lareira e Marimbondo, e a segunda fase, que é a implantação da caixa de captação na confluência dos córregos Vilarinho e Nado. 

“Nesta etapa está prevista a implantação de dois reservatórios subterrâneos, com capacidade de armazenamento de 105,1 mil metros cúbicos cada um deles, incluindo a laje de cobertura. O prazo de julgamento das propostas das empresas interessadas é 25 de janeiro de 2021”, diz a Sudecap. 

Avenida Vilarinho alagada em 13 de novembro(foto: CBMG/Divulgação)
Avenida Vilarinho alagada em 13 de novembro (foto: CBMG/Divulgação)


O último alagamento na Avenida Vilarinho ocorreu no mês passado, no dia 13. A avenida precisou ser interditada em três pontos durante a chuva. Ninguém ficou ferido na ocasião. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)