Publicidade

Estado de Minas

Chuva em BH: simulado virtual tenta antever tragédias na Av. Vilarinho

Com intensificação das chuvas, Defesa Civil da capital mobilizou equipes em treinamento virtual de fechamento da via, ponto de alagamentos recorrentes


25/10/2020 18:00 - atualizado 25/10/2020 19:31

Avenida Vilarinho após forte temporal em 16/11/2018 (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Avenida Vilarinho após forte temporal em 16/11/2018 (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Diante da antecipação da temporada de chuvas em Belo Horizonte e Região Metropolitana, que tem causado apreensão entre moradores de áreas sujeitas a alagamentos, a Defesa Civil corre para tentar prevenir novos desastres decorrentes das inundações - ou, ao menos, mitigá-los. 

Agentes do órgão ligado à prefeitura passaram a tarde desse sábado em um treinamento preventivo para fechamento da Avenida Vilarinho, na Região de Venda Nova, ponto em que as enchentes, todos os anos, causam inúmeras tragédias. 

Segundo a PBH, as equipes foram preparadas sobretudo para interromper o tráfego na via em situações se chuva forte. Este ano, por causa da pandemia de COVID-19, os exercícios foram realizados on-line, com participação do Centro Integrado de Operações (COP-BH), da Guarda Municipal e Polícia Militar.

Outra medida informada pelo município foi a instalação de dispositivos de sinalização emergencial em outros oito pontos críticos da cidade, tais como as Sebastião de Brito, Bernardo Vasconcelos, Silviano Brandão, Prudente de Moraes, Francisco Sá, Teresa Cristina, Silva Lobo e Heráclito Mourão de Miranda.

Ainda de acordo com a PBH, os bloqueios preventivos também serão realizados por meio do aplicativo Waze. A Defesa Civil, nesse caso, envia informações sobre eventuais alagamentos ao app, que redireciona os motoristas para rotas seguras, longe das áreas de risco. 

Fique atento

Durante o período chuvoso, especialistas da Defesa Civil recomendam aos moradores da capital que acompanhem atentamente os alertas emitidos pelo órgão, que oferecem previsão de temporais e locais sob risco de deslizamentos. Veja os canais disponíveis

SMS

O órgão envia gratuitamente mensagens de texto via SMS pela plataforma 40199. Para se cadastrar, basta mandar uma mensagem com o CEP da sua rua para o número 40199.

TV

Assinantes de TV por assinatura das prestadoras Claro (NET), Vivo, Oi, Sky também recebem mensagens de alerta em formato de um pop-up (imagem sobreposta à tela) com duração de dez segundos. Não é preciso fazer cadastro, os alertas são automáticos. 

Redes sociais

Os alertas emitidos pela Defesa Civil  também podem ser acompanhados pelo Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram (defesacivilbh). 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade