(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Kalil diz que vacina de SP é 'plano B' e fala em 'proteger a população'

Prefeito esteve com o governador paulista, João Doria, para oficializar repasses de doses do imunizante chinês


15/12/2020 15:27 - atualizado 15/12/2020 15:57

Doria e Kalil almoçaram juntos, nesta terça, para costurar tratativas em torno de vacina.(foto: Reprodução/João Doria)
Doria e Kalil almoçaram juntos, nesta terça, para costurar tratativas em torno de vacina. (foto: Reprodução/João Doria)
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) esteve, nesta terça-feira (15/12), com o governador paulista, João Doria (PSDB), para alinhar o repasse de vacinas contra o coronavírus a profissionais de saúde da capital mineira. Em vídeo feito após o encontro, Kalil classifica o imunizante, produzido pelo Instituto Butantan e de origem chinesa, como “plano B”.

“Estamos aqui, como prefeito de Belo Horizonte, para um plano B. Espero que seja um plano B. Espero que todo o Brasil tenha o direito de imunizar seus profissionais de saúde”, afirmou.

No vídeo, Kalil e Doria fazem alusão ao nome do instituto responsável por produzir as doses. “É o B de Butantan”, disseram. “Estou simplesmente cumprindo a minha obrigação, que é proteger a população que me elegeu”, completou Kalil.

O encontro foi pedido por Kalil para alinhar as questões ligadas à transferência dos imunizantes contra a COVID-19. As doses serão aplicadas em profissionais das rede pública e privada de saúde. O prefeito almoçou com Doria no Palácio Bandeirantes. O presidente do Butantan, Dimas Covas, também participou.



Doria parabeniza prefeito


O governo de SP disponibiliza cerca de 4 milhões de exemplares da CoronaVac aos governantes locais que desejam imunizar os integrantes de suas áreas de saúde. Além de desejar “saúde e confiança” aos brasileiros, Doria enalteceu a postura de Kalil. “Parabéns pela sua atitude e postura em defesa da vida”, sustentou.

Histórico


No último dia 11, o secretário de Municipal de Saúde de BH, Jackson Machado, afirmou que a cidade está com toda logística montada para a vacinação da COVID-19. "Se a vacina chegar hoje, amanhã já conseguimos vacinar", afirmou ao Estado de Minas.

O secretário explicou que as negociações da prefeitura com o Instituto Butantan e Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) têm como objetivo garantir um plano B e C para a capital mineira, caso o Ministério da Saúde não disponibilize a vacina. O Bio-Manguinhos tem parceria para a produção da vacina Oxford/AstraZeneca.

A prefeitura também firmou parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para armazenar a vacina da Pfizer, que vem sendo aplicada no Reino Unido. Caso ela chegue à capital, poderá ser armazenada em super-freezers da instituição. Isso porque o imunizante precisa ficar a uma temperatura de -70°C.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)