(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

Ipatinga: Vacinação contra sarampo e poliomielite é prorrogada até 4 de dezembro

Secretaria de Estado de Saúde justificou a prorrogação em função da baixa cobertura vacinal no estado. Em Ipatinga apenas 36,6% da população foi vacinada contra o sarampo


25/11/2020 10:57 - atualizado 25/11/2020 11:26

As campanhas de vacinação em Ipatinga são desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde(foto: Prefeitura de Ipatinga/Divulgação)
As campanhas de vacinação em Ipatinga são desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde (foto: Prefeitura de Ipatinga/Divulgação)
A Prefeitura de Ipatinga prorrogou até o dia 4 de dezembro a Campanha de vacinação contra o sarampo para pessoas na faixa etária entre 20 e 49 anos. Também foram estendidas para a mesma data a Campanha Nacional de Multivacinação e contra a Poliomielite. O público-alvo deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que atendem de segunda a sexta-feira, de 7h às 15h30. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga segue as orientações da Secretaria de Estado de Saúde, que orientou a prorrogação por causa da baixa cobertura vacinal para o sarampo em todo o estado. Até nesta segunda-feira (23), apenas 36,6% da população-alvo havia sido imunizada. A SMS informou que no município, a previsão era vacinar quase 120 mil pessoas, mas a vacinação atingiu pouco mais de 43 mil, 37% do contingente que necessita dessa vacina. 

Com relação à poliomielite, o número de pessoas atingidas foi maior. Campanha contra a Poliomielite alcançou quase 69% do público-alvo. A meta de imunização, de acordo com o governo do Estado, é de 95%. A prorrogação da campanha tem como objetivo atingir a meta de imunização do público-alvo e reduzir o risco de reintrodução do poliovírus. O alvo são crianças a partir de um ano até menores de cinco anos. 

De acordo com a SMS, desde a década de 1990, o Brasil é reconhecido como país com área livre da Pólio. A vacina contra a poliomielite é indicada para crianças entre 12 meses e cinco anos de idade. A Campanha de Multivacinação oferece imunização contra diversas doenças. As vacinas devem ser aplicadas em pessoas com até 15 anos de idade.

Entre as vacinas disponíveis na campanha estão: BCG, de prevenção contra a tuberculose; Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; Rotavírus humano, contra a diarreia; Pneumocócica 10, que protege contra a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C e ACWY, contra meningites; Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola; Antivaricela; Vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens; Hepatite A e Febre Amarela.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)