(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GUARDA-CHUVA NA MÃO

Atenção, BH: Defesa Civil alerta para pancadas de chuva

Aviso emitido pelo órgão é válido até as 8h desta quarta (4). Cautela deve ser redobrada em vias que historicamente registram alagamentos


03/11/2020 17:32 - atualizado 03/11/2020 18:01

Período chuvoso se intensifica a partir de novembro(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Período chuvoso se intensifica a partir de novembro (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

 

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta para pancadas de chuva na capital mineira na tarde desta terça-feira (3). O aviso dura até as 8h desta quarta (4).

 

Segundo a Defesa Civil, a precipitação deve ser de aproximadamente 20 milímetros. Caso a chuva realmente tenha essa intensidade, equivaleria a 8,3% da média histórica de novembro em BH, estabelecida em 239,8 mm.

 

A intensidade dos ventos deve ficar em 45 quilômetros por hora, informa a Defesa Civil.

 

Caso a chuva esperada de fato ocorra, o morador de BH precisará redobrar a atenção com os pontos de alagamento na cidade.

 

São os casos, sobretudo, das avenidas Tereza Cristina, Vilarinho, Francisco Sá, Cristiano Machado, Heráclito Mourão de Miranda, Prudente de Morais e Silviano Brandão.

 

Atenção especial também com encostas, morros, rachaduras e trincas. 

Em caso de emergência, o morador deve acionar a Defesa Civil pelo 199.

Outro alerta vai para as árvores, que sempre correm risco de cair.

 

Em caso de rompimento de cabos elétricos, o morador também pode acionar a Cemig pelo 116, além da Defesa Civil.

 

Previsão

 

A semana útil, que começa um pouco mais tarde em função do feriado nacional do Dia de Finados, será de uma forma que o belo-horizontino já conhece: com oscilações no tempo.

 

A partir desta quarta (4), entretanto, a instabilidade se intensifica e já há perspectivas mais concretas de pancadas de chuva. O céu ficará encoberto e a máxima deve ser de 25°C.

 

Na quinta-feira (5) o tempo já volta a abrir no período da tarde e, entre sexta (6) e sábado (7), o céu volta a ficar entre poucas nuvens e as temperaturas podem ter ligeira elevação.

 

"A nebulosidade controla muito a temperatura. Neste auge da primavera, que estamos chegando, ela mantém a temperatura mais amena, ainda que haja oscilações no tempo. Diferentemente do que acontece no início da estação, quando temos céu aberto e muito calor", afirma a meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Anete Fernandes.

 

Com informações de Rodrigo Salgado 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)