(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PREVISÃO DO TEMPO

Frente fria impacta BH e Minas no feriado prolongado; veja previsão

Tendência é de quedas bruscas na temperatura e chuvas fortes entre hoje e domingo em todo o estado


30/10/2020 11:18 - atualizado 30/10/2020 12:27

Tendência é de céu nublado a encoberto durante o final de semana(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A. Press)
Tendência é de céu nublado a encoberto durante o final de semana (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A. Press)
A manhã desta sexta-feira (30) já foi diferente dos últimos dias na capital mineira. O céu teve muitas nuvens e a temperatura ficou um pouco mais amena. E essa será a previsão para o feriado prolongado.

Uma frente fria que vem atuando sobre o litoral da região Sudeste já começa a trazer impactos em Minas ainda nesta sexta, perdurando até domingo. Ela deve provocar chuva, acompanhada de queda brusca nas temperaturas.

"É o que chamamos de zona de convergência do Atlântico Sul. A umidade vinda da amazônia em direção ao oceano se encontra e alimenta a frente fria. Por isso, vai provocar uma 'chuvarada' aqui em Minas durante o final de semana", explica o meteorologista Ruibran dos Reis.

Nesta sexta, a mínima no início da manhã foi de 19°C e a máxima pode chegar aos 30°C. Entre o período da tarde e da noite já há previsão de chuvas, com ventos de intensidade até média.

"Entre hoje e amanhã há possibilidade de chuvas entre 30 e 35mm na Grande BH, com alta nebulosidade", comenta Ruibran. Se concentradas, as chuvas podem ser de forte intensidade.

Em 29 dias de outubro, a capital acumulou 104,2 mm de chuva - 99,5% do total esperado para o mês. Há chances, portanto, de a média histórica ser ultrapassada. 

Para o sábado (31), a previsão é de céu encoberto com chuva ao longo de todo o dia na capital. Os termômetros devem ficar entre 17°C e 23°C - uma queda de 7°C. A tendência se mantém no domingo (1º), quando as temperaturas devem cair ainda mais e ficar entre 15°C e 20°C, com chuvas especialmente no período da manhã.

"Na segunda (2), a frente fria começa a perder força. Não deve ter chuva, o céu fica parcialmente nublado e a máxima já volta para ficar entre 25°C e 30°C", completa o meteorologista.
 
Últimos resquícios do céu azul(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A. Press)
Últimos resquícios do céu azul (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A. Press)
 

Temporais no interior de Minas


A frente fria já começa a impactar com mais intensidade o Sul de Minas e a Zona da Mata ainda nesta sexta-feira (30). "Nessas regiões, entre hoje e amanhã, já há expectativa de chuva entre 35 e 40mm, que podem ser fortes", ressalta Ruibran dos Reis.

O tempo fechado e a chance de chuva prevalecem em praticamente todas as regiões do estado nessa sexta. As temperaturas também já começam a entrar em leve declínio. A mínima foi de 12°C, no Sul, e a máxima de 35°C, no Norte e no Vale do Jequitinhonha.

No sábado (31), os impactos da frente fria avançam sobre as demais localidades do estado. "Possibilidade de chuvas fortes no Sul, Zona da Mata, Central, Leste, Norte e Noroeste", informa o meteorologista. Nas duas últimas, precipitações entre 40 e 50mm, que podem ser extremamente fortes. Máxima de 32°C e mínima de 12°C em Minas.

"Os modelos mostram que há chances de acumulados de 100mm na faixa Leste do estado, nas proximidades de Caratinga, Ipatinga, Coronel Fabriciano e Governador Valadadares", destaca Ruibran. "Se concretizado, pode provocar tempestades e causar problemas".

A tendência é que o tempo se mantenha assim no domingo (1º), com a frente fria avançando ainda mais para as regiões Norte e Noroeste do estado. Mínima de 11°C e máxima de 31°C.

Na segunda-feira (2), tempo mais ameno e perda de força da frente fria em praticamente todo o estado. Céu encoberto e pancadas de chuvas mais fortes ainda nas faixas Norte e Leste de Minas. Máxima de 33°C e mínima de 10°C.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)