(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

Finados: Vale do Aço define protocolos para visita aos cemitérios

Principais cidades da região, Ipatinga e Coronel Fabriciano divulgaram os protocolos para a visitação aos cemitérios, que neste ano deve ter público menor


29/10/2020 17:31 - atualizado 29/10/2020 18:04

Neste ano, cemitérios do Vale do Aço (como o Senhora da Paz, em Ipatinga) devem receber público bem menor neste ano(foto: Câmara Municipal de Ipatinga/Reprodução)
Neste ano, cemitérios do Vale do Aço (como o Senhora da Paz, em Ipatinga) devem receber público bem menor neste ano (foto: Câmara Municipal de Ipatinga/Reprodução)
Ipatinga e Coronel Fabriciano, principais cidades do Vale Aço, definiram os protocolos que deverão ser seguidos pela população na visita aos cemitérios no Dia de Finados. Em Ipatinga, as visitas serão permitidas no período das 7h às 17h na segunda-feira (2/11), nos cemitérios Senhora da Paz, Bom Jardim, Barra Alegre e Ipaneminha.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), os cemitérios foram preparados seguindo os protocolos sanitários de combate ao novo coronavírus, adotados para garantir a segurança e a saúde da população.

A orientação principal é que as pessoas utilizem máscara durante a permanência nos espaços. 

No cemitério do Senhora da Paz, que normalmente recebe um número maior de pessoas, haverá uma barreira sanitária, com aferição de temperatura e higienização de mãos dos visitantes. Quem estiver com a temperatura acima do normal não poderá entrar e será orientado a procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Os cemitérios estarão abertos também durante o fim desta semana para quem quiser antecipar a visita antes do feriado. Em função das limitações da pandemia, não estão previstas celebrações como missas ou cultos dentro dos cemitérios no Dia de Finados.

Coronel Fabriciano


Em Coronel Fabriciano, o cemitério Senhor do Bonfim, localizado no Bairro Giovanini, já está preparado para receber os visitantes entre 7h e 17h.

O uso de máscaras será obrigatório, não sendo recomendado o comparecimento de pessoas que se encontrem nos grupos de risco da COVID-19.
 
Durante o horário de visitação, duas portarias estarão abertas e com agentes de endemias e saúde disponíveis para aferir a temperatura dos visitantes, que terão álcool em gel à disposição.

A Prefeitura de Fabriciano também orienta que as pessoas não deixem objetos sobre os túmulos. Pratinhos de plantas e embrulhos de flores em papel celofane, por exemplo, devem ser descartados.

A medida visa evitar o acúmulo de água, como forma de combater arboviroses como a dengue, comuns neste período chuvoso.

No decorrer do dia, vigilantes estarão pelo local para garantir a segurança e controlar o fluxo de visitantes, que deverá ser menor do que nos anos anteriores.

Haverá também atendimento e orientação quanto à localização dos túmulos.

Os horários de visitação e normas de segurança também serão aplicados aos cemitérios localizados nos povoados de Cocais de Baixo e Cocais de Cima.

É recomendado que os visitantes levem suas garrafinhas com água para hidratação durante o trajeto. Neste ano, por medidas de segurança, também não haverá a realização de missas nestes locais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)