Publicidade

Estado de Minas HOMENAGEM

Fiéis lotam redes sociais para acompanhar dia de São Judas Tadeu, santo das causas impossíveis

Alternativa imposta pela pandemia gerou mais de 5.650 acessos nas transmissões das missas pelo YouTube e Facebook até às 10h deste dia 28


28/10/2020 13:35 - atualizado 28/10/2020 14:19

(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
A fé ultrapassa quaisquer limites e mesmo na pandemia não seria diferente. Nesta quarta-feira (28), é celebrado o dia de São Judas Tadeu e, com as restrições impostas pela COVID-19, apenas 10% dos fiéis podem acompanhar presencialmente cada celebração no templo católico dedicado ao padroeiro das causas impossíveis no Bairro da Graça, na Região Nordeste, de Belo Horizonte.

No entanto, com a tecnologia a comemoração pode ser assistida por milhares de católicos assim como acontece anualmente, mas desta vez através das redes sociais do Santuário Arquidiocesano que leva o nome do santo.

Foram mais de 5.659 acessos às transmissões realizadas via redes sociais de 0h até a missa das 10h desta quarta-feira. “Desde ontem estamos celebrando missas sem parar. Os agendamentos (das missas presenciais) lotaram uma semana atrás e as pessoas estão nos acompanhando pelo Facebook e pelo Youtube. É muita fé”, conta o reitor e pároco do Santuário São Judas Tadeu, padre Nivaldo dos Santos Ferreira.

Um maior número de fiéis é aguardado virtualmente para o horário da noite em que o arcebispo metropolitano de BH e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, vai presidir a celebração das 18h.

Medidas de higiene e distanciamento

Em 2019, 120 mil católicos compareceram ao longo do dia ao santuário. Neste ano, seguindo os protocolos sanitários e determinações da arquidiocese e da prefeitura da capital, são esperados 120 fiéis por celebração devendo ser respeitado o distanciamento nos bancos, o uso de máscaras e a higienização das mãos com álcool em gel.  Para comparecer ao santuário foi necessário agendamento prévio, mas mesmo com menor número de pessoas presentes Padre Nivaldo comemorou.  “As pessoas que estão podendo vir, estão vindo com alegria”.

Programação

As próximas celebrações com transmissão pelas redes sociais serão às 14h, 16h, 18h e 20h.
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade