(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SÃO JUDAS TADEU

Fiéis pedem saúde, emprego e conquista no dia do Santo

Santuário no Bairro da Graça, em BH, tem missas de duas em duas horas até 22h


28/10/2021 10:32 - atualizado 28/10/2021 12:51

No Santuário Arquidicesano São Judas Tadeu, no Bairro da Graça, na Região Nordeste da capital
Moradores de cidades próximas à capital prestam as homenagens a São Judas Tadeu (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
No dia dedicado ao “santo das causas impossíveis”, os belo-horizontinos e moradores de cidades próximas à capital prestam as homenagens a São Judas Tadeu. Em tempo de pandemia e dificuldades econômicas, as orações pedem saúde e agradecem pelo emprego conquistado. Outros agradecem pelo bom momento do Atlético no futebol.

No Santuário Arquidicesano São Judas Tadeu, no Bairro da Graça, na Região Nordeste da capital, cerca de 5 mil pessoas devem participar das missas celebradas de hora em hora, acender velas e ficar perto da imagem do padroeiro do templo.
 
Com a camisa do time do coração e o Galo estampado na máscara, o eletricista Carlos André de Oliveira Gomes veio de Juatuba, na Região Metropolitana de BH e agradeceu pelas bênçãos alcançadas. “Peço pela saúde de todos. Não tive COVID-19 nem ninguém da minha família. Estou feliz pois o Galo fez boa campanha e temos só que agradecer”, disse Carlos André, que comparece ao templo todo dia 28.
 
Agradeceu pelas bênçãos alcançadas. %u201CPeço pela saúde de todos'
Eletricista Carlos André de Oliveira Gomes, morador de Juatuba (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
 

Também atleticano e devoto de São Judas Tadeu, o professor de educação física Welerson Alves Cardoso, de 36 anos, morador do Bairro Eymard, na Região Nordeste da capital, esteve na missa das 8h. “Venho todo dia 28, tenho muita fé. Saúde é primordial, precisamos de força até para torcer pelo time”, afirmou o atleticano. As orações foram também pela saúde. “Não tive COVID, mas perdi uma prima de 42 anos. Muito triste.”
 
Usando a camisa do galo, e agradecendo pela boa fase do time
Professor de educação física Welerson Alves Cardoso, de 36 anos (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
 

Moradora do Bairro Aparecida, na Região da Pampulha, Analice Aparecida Costa Ligório também tinha muito a agradecer. “Cuido dos meus pais, que estão bem. Minha se recupera de um problema se saúde. Meu filho conquistou um emprego, e agradecemos a intercessão de São Judas Tadeu”, afirmou Analice, que também torce pelo Galo. “Meu time está em boa fase, então estamos felizes e agradecidos.” Do lado de fora do templo, os ambulantes vendem camisas com a imagem do padroeiro e também do Atlético.
 
Agradecendo a São Judas Tadeu pela saúde dos familiares, conquistas dos filhos, e boa fase do Atlético-MG
Moradora do Bairro Aparecida, na Região da Pampulha Analice Aparecida Costa Ligório (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
 

CELEBRAÇÃO 

Durante a 67ª Festa em homenagem ao padroeiro do templo, as missas são celebradas a cada duas horas (até 22h). O arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo presidirá a celebração eucarística das 18h. Conforme a Arquidiocese de BH, a capacidade para acolher presenças no templo já está totalmente preenchida, mas os fiéis podem acompanhar as celebrações pelo canal no Youtube do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu. À frente das comemorações está o reitor do santuário, padre André Lage de Alvarenga.
 
Na foto Padre Luciano, celebrando a missa de São Judas Tadeu
Missa em comemoração ao dia do "santo das causas impossíveis" (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
 
 
Os festejos deste ano trazem o tema “Santuário: expressão da comunhão, participação e missão da sinodalidade na Igreja.”  Nessa quinta-feira (veja a programação), há também visitação à imagem de São Judas até 23h. O velário acolherá os fiéis até 22h.

CAMINHO DE FÉ 

Quem visitar o santuário, que teve a abertura das novenas no dia 18, poderá ver as obras de construção da Via Peregrino, na Rua Restinga. O serviço ficará pronto em quatro meses e há modificações no trânsito na região. O objetivo é acolher, da melhor forma, os visitantes e todos os que procuram “este espaço sagrado", destaca o reitor. Ele explica que a intervenção, executada com recursos do santuário, busca valorizar ainda mais o templo.

PROGRAMAÇÃO

  • 67ª Festa de São Judas Tadeu – 28 de outubro
  • Horário das missas: até 22h (a cada duas horas) 
  • 18h – Celebração presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo.
  • Visitação à imagem de São Judas: até 23h
  • Velário: até 22h
  • Endereço do Santuário: R. Macaé, 629 - Bairro da Graça.
Confira aqui a  programação nas paróquias da Arquidiocese  de Belo Horizonte.  

SANTO DAS CAUSAS IMPOSSÍVEIS

São Judas Tadeu nasceu na Galileia, Palestina. Era um dos 12 apóstolos de Jesus. Vale destacar que Judas significa “ciumento de Deus” e e Tadeu, “valente, de peito robusto”. São Judas, assim, era primo de Jesus e irmão de Tiago, chamado o Menor, também apóstolo.  

O Evangelho de São Mateus cita a passagem em que São Judas Tadeu pergunta a Jesus, durante a ceia: “Mestre, por que razão deves manifestar-te a nós e não ao mundo?” Jesus lhe respondeu que a verdadeira manifestação de Deus está reservada para aqueles que o amam e guardam a sua Palavra. 

São Judas Tadeu pregou na Galileia, na Samaria e, próximo do ano 50, fez parte no primeiro Concílio, em Jerusalém. Evangelizou na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde encontrou São Simão. Passaram a viajar juntos.  Mártir, São Judas morreu em 28 de outubro do ano 70.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)