(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ESGOTO

SAAE denuncia contaminação no Rio das Velhas, em Funilândia

A captação de água foi interrompida. De acordo com a SAAE de Sete Lagoas, essa situação deixa cerca de 50% da cidade desabastecida. As causas serão investigadas


17/10/2020 18:53 - atualizado 17/10/2020 19:17

(foto: SAAE/ Divulgação)
(foto: SAAE/ Divulgação)
Forte odor de esgoto, cor escura e muitos peixes mortos. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) foi acionado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sete Lagoas, na Região Central do Estado, com alerta sobre contaminação grave do Rio das Velhas.

A suposta contaminação foi verificada próxima à captação de água da ETA Rio das Velhas, no município de Funilândia, na mesma região.

"Venho através deste relatar as condições do Rio. Em 16 de outubro, às 5h, foi notada visualmente uma mudança no rio e muitos peixes a procura de oxigênio próximo a balsa de captação. Às 6h, suspendemos a captação de água devido ao odor forte de esgoto", disse Bruna de Paula Machado, supervisora de tratamento e controle de qualidade.

(foto: SAAE/ Divulgação)
(foto: SAAE/ Divulgação)
"Coletamos uma amostra para análise e realizamos simulação de tratamento, porém foram insatisfatórios, não conseguimos obter tratamento da água. Acompanhando o rio durante toda manhã, observamos piora ao passar das horas, água com cor cada vez mais escura, dor mais forte e muitos peixes mortos", informou por meio de documento formulado pela SAAE.

Sendo assim, foi solicitado um apoio do comitê, pois essa situação deixa cerca de 50% da cidade desabastecida. O comitê acionou o Núcleo de Combate de Crimes Ambientais do Ministério Público de Minas Gerais (NUCRIM-MPMG), para verificação local em caráter de urgência - posto que há danos ambientais constatados e, ainda, risco iminente ao abastecimento público do município da cidade.

O Estado de Minas entrou em contato com o MPMG, mas não teve retorno até o fechamento da publicação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)