(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ONDA DE CALOR

Nuvem de poeira cobre toda a cidade de Uberlândia

Forte calor se repetiu nesta quinta-feira, com máximas de 36ºC durante a tarde


08/10/2020 18:01 - atualizado 08/10/2020 18:50

Nuvem de poeira é resultado de ventos cinza, fuligem e terra(foto: Vinícius Lemos)
Nuvem de poeira é resultado de ventos cinza, fuligem e terra (foto: Vinícius Lemos)

Uma nuvem de poeira cobriu a cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, durante toda a quinta-feira (8). O forte calor que vem sendo registrado ao longo da semana se repetiu, com máxima de 36ºC durante a tarde. O céu coberto partículas pode se manter até que chova na cidade, o que pode ocorrer no fim de semana.

A nuvem de poeira se formou ainda no início da manhã no município e, segundo o Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ela é resultado da combinação de rajadas de vento, cinza, fuligem e terra.

No início do dia, houve ventos com velocidade de 40 Km/h, aproximadamente. Isso, somado ao período de estiagem, facilita a suspensão dos materiais no ar. A umidade caiu a 16% no fim da tarde. Uberaba também sofreu com a nuvem de poeira.
Segundo informativo do Corpo de Bombeiros em Uberlândia, incêndios em vegetação também influenciaram no tempo, uma vez que criam fuligem e fumaça sobre a cidade.

O dia foi de calor e a menor temperatura registrada na Estação Meteorológica da UFU foi de 25,7ºC, ainda durante a madrugada desta quinta. Já a máxima chegou aos 36,7ºC, entre 14h e 15h. A maior temperatura da semana, contudo, foi registrada nessa quarta (7), quando os termômetros chegaram a 38,5ºC.

Previsão

O vento forte desta quinta antecipa uma frente fria que pode causar chuvas. A previsão é que as precipitações aconteçam a partir de domingo (11). Há a possibilidade de chuva por pelo menos três dias em Uberlândia.

O calor deve se manter entre sexta (9) e sábado (10), quando a máxima pode atingir 37ºC. A expectativa é que, com a chegada das primeiras precipitações, a temperatura ceda um pouco e fique com máximas entre 30ºC e 34ºC durante as tardes seguintes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)