(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALTAS TEMPERATURAS

Araçuaí bate recorde de calor em Minas e moradora frita ovo no asfalto; veja vídeo

Termômetros registraram 44,2ºC nesta quinta-feira e máxima pode subir e alcançar 45ºC, nesta sexta, na cidade do Vale do Jequitinhonha, segundo meteorologista. Região também pode ter chuva


08/10/2020 17:16 - atualizado 08/10/2020 18:14

Onda de calor também atinge São Romão, no Norte de Minas: 43,1ºC(foto: Cândida Torres/divulgação)
Onda de calor também atinge São Romão, no Norte de Minas: 43,1ºC (foto: Cândida Torres/divulgação)

Minas Gerais voltou a registrar recorde nos termômetros nesta quinta-feira (8). Em Araçuaí, cidade de 36,7 mil habitantes, no Vale do Jequitinhonha, foram medidos 44,2ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

Foi a mais alta temperatura registrada no estado desde que começou a coleta de dados, em março de 1910, informa o meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo. Ele destaca que a onda de calor vai continuar nesta sexta-feira, quando poderá ser batido novo recorde de temperatura em Araçuaí. Os termômetros poderão marcar até 45ºC no município. 

 

Por outro lado, Ruibran  ressalta que, após vários meses de sol forte na região, Araçuaí e municípios vizinhos poderão receber uma chuva entre a noite desta quinta e a tarde de sexta-feira, devido a uma forte nebulosidade que se aproxima das regiões dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo.

 

Também em Araçuaí, nessa quarta-feira, foram registrados 42,8ºC, recorde nos termômetros em Minas Gerais até então. De acordo com o Inmet, nesta quinta-feira, outra cidade do estado que teve temperatura elevada foi São Romão, de 12,7 mil habitantes, às margens do Rio São Francisco, no Norte de Minas, onde foi registrada máxima de 43,1ºC. 

 

No mesmo dia, aparecem no “ranking” da onda de calor: Itaobim (Vale do Jequitinhonha), 42,5ºC; e em dois municípios do Noroeste: Unaí e Arinos, ambas com 42,4ºC. 

 

Ainda segundo o Instituto de Meteorologia, nesta sexta-feira, mesmo mantendo a onda de calor, há possibilidade de pancadas de chuvas em algumas regiões do estado, especialmente a Região Central, Sul de Minas, Zona da Mata e Rio Doce. 

 

A previsão de chuvas decorre de uma instabilidade que “aumenta sobre parte da Região Sudeste do Brasil em virtude do aprofundamento de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o litoral fluminense”. As temperaturas ainda seguem elevadas no Norte de Minas e no Triângulo, onde a temperatura máxima deve ficar acima dos 40ºC, em resposta ao ar seco e quente continental, informa o Inmet.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)