(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas APÓS DEZ DIAS

Incêndio na Serra do Cipó é extinto, dizem Bombeiros

Chamas estavam controladas desde a noite dessa terça (6), mas houve monitoramento para evitar reincidência


07/10/2020 08:45 - atualizado 07/10/2020 11:11

Incêndio tomou o Parque Nacional da Serra do Cipó por dez dias(foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
Incêndio tomou o Parque Nacional da Serra do Cipó por dez dias (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
Após 10 dias de combate direto às chamas e um de monitoramento, o Corpo de Bombeiros informou, por volta das 8h desta quarta-feira (7), que o incêndio no Parque Nacional da Serra do Cipó, na região Central do Estado, foi oficialmente extinto.
 
Ainda segundo o Bombeiros, até essa terça-feira (6), mais de 16 mil hectares de mata haviam sido queimadas - a título de comparação, área quase equivalente às das regionais Barreiro, Pampulha, Centro-Sul e Leste de BH somadas. 


O fogo estava controlado desde a noite de terça, mas foram realizados monitoramentos ao longo de toda a noite e a madrugada, com sobrevôos e atuação de profissionais, para evitar reincidência das chamas.
 
A ausência de focos de incêndio foi confirmada durante a manhã de hoje e as equipes foram desmobilizadas. Ainda assim, a vigilância sobre a região continua.

A terça, o décimo dia de operações, representou otimismo para os brigadistas, bombeiros e voluntários que trabalham no local durante a tarde. Uma chuva, ainda que breve, refrescou os combatentes.
 
Ao longo dos dez dias de combate ao fogo, foram mobilizadas mais de 150 pessoas, além de helicópteros e aeronaves. O Corpo de Bombeiros contou com apoio da Polícia Militar, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e de voluntários. 
 
O incêndio teve início no dia 27 de setembro e se alastrou rapidamente pela região, provocando calor intenso e comprometendo a qualidade do ar. O fogo chegou a ameaçar pousadas e residências do ponto turístico
 
Com informações de Gabriel Ronan, Guilherme Peixoto, Leandro Couri e Matheus Adler


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)