(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PREVISÃO DO TEMPO

Terça-feira será de calor e fim de tarde com 'céu alaranjado' em BH

Termômetros devem chegar aos 35°C, com menor nebulosidade no céu, em comparação com a segunda-feira (5)


06/10/2020 09:11 - atualizado 06/10/2020 09:37

Manhã de céu aberto na Pampulha, em BH, nesta terça-feira (6)(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A. Press)
Manhã de céu aberto na Pampulha, em BH, nesta terça-feira (6) (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A. Press)
A massa de ar seco e quente que atua sobre Minas Gerais seguirá com força até, pelo menos, o final de semana. A previsão é que os próximos dias sejam marcados ainda por altas temperaturas na capital e, também, pela "novidade" que chamou a atenção dos belo-horizontinhos nessa segunda (5): o "fim de tarde alaranjado". Nesta terça (6), a mínima foi de 18,7°C e a máxima prevista é de 35°C.

O fenômeno que virou assunto na segunda deve prevalecer também até o final da semana. "Isso acontece por um encontro entre poluição, tempo seco e aumento das nuvens. Os raios solares incidem nas nuvens e nas partícula de poluição e irradiam daquela forma", explica Claudemir de Azevedo, meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Esse aumento de nebulosidade, que contribui para o "filtro natural" do pôr do sol Belo Horizonte, deve perder força a partir de hoje. "Com isso, hoje a umidade relativa do ar já deve retornar aos níveis críticos, abaixo dos 20%", completa o meteorologista. "Mas, ainda assim, o fenômeno ainda deve persistir".

Para os próximos dias, a tendência é de elevação gradual das temperaturas. Há chances de novos recordes de calor para o final de semana. As chuvas só devem dar as caras no feriadão de 12 de outubro.

Em Minas


As condições são favoráveis para a ocorrência de chuvas isoladas nas regiões Sul e Sudoeste e Zona da Mata Mineira, podendo provocar melhora significativa na qualidade do ar. Há uma tendência de aumento da nebulosidade na faixa Leste/Nordeste.

No restante do estado, entretanto, prevalece o tempo seco e quente - assim como em Belo Horizonte. A máxima prevista para esta terça será de 41°C, no Triângulo, com índices críticos de umidade em praticamente todas as regiões.
 
 
 
* Estagiário sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)