(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VOLTA ÀS AULAS

Volta ou não volta? Em nova decisão, Justiça libera retorno das aulas no Colégio Militar de BH

Há pelo menos dois processos discutindo o tema já na Justiça Federal


29/09/2020 21:26 - atualizado 29/09/2020 23:23

Colégio Militar de Belo Horizonte(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Colégio Militar de Belo Horizonte (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)


A Justiça Federal liberou, nesta terça-feira, a volta às aulas no Colégio Militar de Belo Horizonte.

A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região acatou recurso da União (que representa o Colégio Militar, visto que a instituição de ensino é administrada pelo Exército e, portanto, vinculado ao Governo Federal) e suspendeu os efeitos de uma liminar requerida pelo Ministério Público Federal, que barrava o retorno das atividades presenciais no colégio).

Guerra jurídica

A volta às aulas em Belo Horizonte se transformou em uma guerra jurídica, sobretudo com relação ao Colégio Militar.

Existem pelo menos dois processos envolvendo o tema. O primeiro foi ajuizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Ativos Aposentados e Pensionistas do Serviço Público Federais de Minas Gerais (Sindsep-MG). Nessa ação, também houve inicialmente uma decisão de primeira instancia suspendendo o retorno das aulas. Porém, após recurso da União, a volta das atividades foi liberada.

O Sindsep apresentou recurso, alegando que não pode haver retorno das aulas, uma vez que a Prefeitura de Belo Horizonte suspendeu todos os alvarás de funcionamento de escolas da capital, justamente para impedir a realização de atividades presenciais durante a pandemia de COVID-19. O recurso do sindicato ainda não foi julgado.

No outro processo, ajuizado pelo Ministério Público Federal, em que houve decisão proferida nesta terça, a história se repetiu. A primeira instância da Justiça Federal barrou a volta das aulas a pedido do MPF.

Entretanto, a União conseguiu reverter a decisão. Neste processo, há uma audiência marcada para o dia 7 de outubro, para tentativa de conciliação entre as partes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)