
De sexta-feira (18) até a próxima sexta (25), refletir sobre a origem de cada um desses sinais no asfalto será uma importante ação da Semana do Trânsito. O tema da campanha 2020 é "Perceba o risco, proteja a vida", definido pelo Conselho Nacional de Trânsito, com o objetivo de chamar a atenção para os perigos no trânsito e outros riscos à saúde do cidadão.
As borboletas que tanto intrigam os valadarenses contam histórias tristes, todas relacionadas às vítimas do trânsito. Na Avenida Minas Gerais, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Graças, lá está a enigmática borboleta. No local, a garotinha Evely Jasmine Vieira Gonçalves, de 3 anos de idade, morreu atropelada na noite de 24 de agosto de 2019, quando tentava atravessar a avenida. A garotinha foi atirada longe por uma motocicleta. A borboleta foi pintada no ponto exato do acidente.

Ações virtuais
A Semana do Trânsito 2020 terá ações virtuais, por causa das medidas de distanciamento e isolamento social, relacionadas ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. As autoridades convidam as pessoas para uma análise aprofundada do que leva tantas e tantas pessoas a se tornarem vítimas do trânsito em todo o mundo. Todos somos vítimas dos acidentes de trânsito, seja diretamente ou indiretamente? Mas os veículos são realmente os responsáveis por tão tristes notícias? Estas são as propostas para reflexão.
De acordo com a ONU, os acidentes de trânsito matam 1,25 milhão de pessoas por ano em todo o mundo. O número de feridos varia entre 30 e 50 milhões de pessoas. Brasil, China e Índia respondem por 40% das mortes globais de acidentes devido ao tamanho da população e à taxa de motorização.
