Publicidade

Estado de Minas JEQUITINHONHA

COVID-19: Parceria garante 10 leitos de UTI para Capelinha

Cidade com quase 38 mil habitantes no Vale do Jequitinhonha só tinha dois leitos para tratamento de pacientes graves com o coronavírus


15/09/2020 17:48 - atualizado 15/09/2020 17:55

Os novos leitos de UTI puderam ser entregues por meio de uma ação entre TJ, Ministério Público, Prefeitura e empresas(foto: TJMG/Divulgação)
Os novos leitos de UTI puderam ser entregues por meio de uma ação entre TJ, Ministério Público, Prefeitura e empresas (foto: TJMG/Divulgação)
Capelinha, localizada no Vale do Jequitinhonha, tem quase 38 mil habitantes, mas só possuía dois leitos de UTI para tratar os pacientes com COVID-19. Mas, devido a uma ação conjunta com a comarca local, o Tribunal de Justiça (TJMG) viabilizou o aparelhamento de uma nova unidade de tratamento intensivo para o enfrentamento da pandemia, com 10 novos leitos.

Foram disponibilizados R$ 180 mil, provenientes de prestações pecuniárias, para a compra de novos aparelhos, entre eles 12 bombas de infusão, 4 monitores multiparâmetro e 1 analisador de gasometria. A destinação desses valores para financiamento de projetos nas comarcas é regulamentada pelo Provimento Conjunto 27/2013 da Corregedoria-Geral de Justiça do TJMG.

A juíza Camila Gonçalves de Souza Vilela, da Vara de Execuções Penais de Capelinha, destacou que, com a aprovação desse projeto, foi possível aparelhar 10 novos leitos de UTI para o atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus na região.

Os novos leitos da ala de COVID-19 do hospital estão habilitados por 90 dias. Em nota, a Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo, da cidade de Capelinha, afirmou que já está trabalhando para que eles permaneçam e possam atender outros quadros clínicos após a pandemia. O projeto deve reduzir o vazio assistencial na região, que até então contava com apenas dois leitos de UTI.

A juíza comemorou a iniciativa. “Agradecemos a todos que contribuíram e se empenharam para que tudo desse certo. Continuemos unidos para que essa UTI seja definitiva em nosso hospital e atenda a demanda da nossa população”.

A iniciativa também contou com a participação do município, do Ministério Público, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), entre outras entidades públicas e privadas.

Centro de Referência à COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde estendeu nesta terça-feira (15) o horário de atendimento do Centro Municipal de Referência para Atendimento de COVID-19, que passa a funcionar 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados. 

O Centro funciona como um “PSF da COVID”. Nele são atendidos pacientes com sintomas gripais leves e moderados. Após avaliação, o paciente poderá ser medicado no próprio Centro de Referência ou, conforme necessidade, encaminhado ao hospital.

A unidade está localizada na Avenida JK, 160, próximo ao Hospital São Vicente de Paulo, no Centro.
 

Coronavírus em Capelinha

De acordo com o boletim epidemiológico municipal divulgado nesta segunda-feira (14), a cidade tem 59 casos confirmados de coronavírus, sendo que 54 destes já se recuperaram e cinco estão em isolamento domiciliar. 

Outros 55 registros suspeitos estão em investigação, com 46 casos aguardando a realização de testes rápidos. O município ainda não registrou óbitos por COVID-19 e descartou 10 possíveis mortes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade