(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CLIMA

Feriado terá calor 'de rachar' e baixa umidade; previsão é de até 35°C em Minas

Em Belo Horizonte a máxima deve chegar a 31°C. Clima seco exige maiores cuidados com crianças e idosos


07/09/2020 09:08 - atualizado 07/09/2020 09:32

Belo Horizonte e Região metropolitana tem previsão de céu com poucas nuvens e temperatura máxima de 31°C(foto: Edesio Ferreira/E.M/D.A Press)
Belo Horizonte e Região metropolitana tem previsão de céu com poucas nuvens e temperatura máxima de 31°C (foto: Edesio Ferreira/E.M/D.A Press)
O feriado da Proclamação da Independência nesta segunda-feira (7) será marcado por forte calor e baixa umidade em quase todo as regiões do estado de Minas Gerais. Esse tipo de quadro inspira maiores cuidados, principalmente em relação a crianças e idosos.


De acordo com o metereologista da Cemig, Adelmo Correia, o dia começou ensolarado em quase todas as regiões, exceto no Leste de Minas, que amanheceu parcialmente nublado.

A previsão para quase todo o estado é de muito calor. “No Norte e no Triângulo Mineiro as temperaturas podem superar a casa dos 35°C. Para Belo Horizonte e Região metropolitana a previsão é de céu com poucas nuvens e temperatura máxima de 31°C”, explica Adelmo.

O quadro se agrava pelo fato de vir acompanhado da previsão de baixa umidade. “Em algumas regiões, como no Norte de Minas, a umidade poderá ficar abaixo de 15%. Mesmo no Sul de Minas (tradicionalmente marcada por climas mais amenos), pode chegar a 20% nas horas mais quentes”, completa.

O metereologista destaca ainda que o tempo quente e seco pode acabar agindo como um 'gatilho' para o aumento no número de focos de queimadas. “Somente neste mês já foram detectados pelos satélites mais de 300 focos de incêndio em Minas”, ressalta.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices de umidade relativa do ar entre 20% e 30% caracterizam estado de atenção; quando a umidade está entre 12 e 20%, é considerado estado de alerta; e o estado de emergência é caracterizado por índices de umidade relativa do ar inferior aos 12%.

Além da preocupação com possíveis queimadas, um cuidado extra deve ser tomado em relação a crianças e idosos, geralmente os que mais sofrem com problemas respiratórios nesta época. Algumas dicas simples de cuidados pessoais podem ajudar a contornar maiores incômodos em função do clima seco. Confira:

  • Procure se manter hidratado o tempo todo. Beba bastante água, mesmo sem sentir sede
  • Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz
  • Na hora do lanche ou da sobremesa, dê preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja
  • No caso de exposição ao sol, capriche no protetor solar; Depois, utilize hidratante para a pele
  • Coloque chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol
  • Para evitar o ressecamento, lave o nariz e os olhos com soro fisiológico
  • Evite fazer exercícios físicos entre 10h e 16h
  • Coloque toalhas úmidas ou recipientes com água em ambientes da casa


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)