(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HORA DE MOVIMENTAR O CORPO

COVID-19: Contagem libera atividades físicas ao ar livre e em locais fechados

Segundo o decreto, proprietários terão de fechar academias a cada duas horas para higienização


27/08/2020 16:27 - atualizado 27/08/2020 17:22

Atividades ao ar livre estão autorizadas desde que mantidas as distâncias protocolares para impedir a transmissão do coronavírus(foto: Divulgação/Paulo Pereira-Prefeitura de Contagem)
Atividades ao ar livre estão autorizadas desde que mantidas as distâncias protocolares para impedir a transmissão do coronavírus (foto: Divulgação/Paulo Pereira-Prefeitura de Contagem)

Academias, clubes, centros de ginásticas e atividades ao ar livre estão autorizadas em Contagem. A prefeitura publicou um decreto na tarde desta quinta-feira (27) em que regulamenta o retorno dessas atividades, que estavam proibidas desde março, no início da pandemia provocada pela COVID-19.
 
Segundo o Decreto 1.781, estão liberados clubes de serviço e de lazer; academias, centros de ginástica, estúdios e estabelecimentos de condicionamento físico; campos de futebol e quadras poliesportivas; pistas de skate, academias populares, parques públicos, além de praças e outros locais para a prática de atividades de esporte e lazer, coletivas ou individuais, que gerem aglomeração de pessoas.

No entanto, a normativa também estabelece uma série de diretrizes para que o retorno dessas atividades não aumente a contaminação pelo novo coronavírus.

Para as atividades físicas e desportivas será preciso respeitar um espaço de 10 metros quadrados por pessoa, atender aos clientes com horários agendados, conferir a temperatura dos frequentadores na entrada dos estabelecimentos, não autorizando o acesso de pessoas com temperatura acima de 37,5ºC, manter equipamentos a uma distância mínima de dois metros e, no caso de equipamentos de exercícios aeróbicos, a distância sobe para três metros.

Essa distância poderá ser reduzida se houver proteção acrílica entre os equipamentos ou se não houver utilização simultânea deles, respeitando a higienização entre as utilizações.

Além disso, os proprietários terão que fechar os estabelecimentos a cada duas horas para realizar uma higienização completa do espaço. Os aparelhos também terão que ser limpos após cada utilização pelos clientes.

COVID-19 em Contagem

De acordo com o último boletim epidemiológico municipal, divulgado nesta quarta-feira (26), Contagem tem 7.035 casos confirmados de COVID-19, um aumento de 134 novas confirmações nas últimas 24 horas. A cidade registra 266 óbitos, sendo cinco de terça para quarta-feira.

Os leitos de UTI exclusivos para pacientes com COVID-19 apresentaram nesta quinta-feira 77% de ocupação, enquanto os de enfermaria estão 41% ocupados.

Abertura gradual

Desde o dia 7, estão reabertas em Contagem lojas em shoppings centers, shoppings populares, galerias de lojas e em centros de comércio.

As que compõem a Onda Vermelha do programa do governo estadual Minas Consciente, com serviços essenciais, estão livres para funcionar em relação aos horários, mas não se encontram impedidas de abrir aos domingos.

Já aquelas que se enquadram na Onda Amarela estão permitidas a abrir das 12h às 20 horas e de segunda a sábado, assim como bares e restaurantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)