Jornal Estado de Minas

RETOMADA DA ECONOMIA

Academias e clínicas de estética vão reabrir a partir de segunda; veja como vai funcionar

Além da flexibilização do funcionamento de bares e restaurantes, a Prefeitura de Belo Horizonte também anunciou a reabertura de academias, centros de treinamento e clínicas de estética. O Executivo municipal estabeleceu horários de funcionamento para cada segmento e regras específicas, sobretudo para estabelecimentos voltados para atividades da parte física.





Academias e centros de treinamento, por exemplo, só poderão receber clientes mediante agendamento. Um dos pontos destacados pela prefeitura foi na questão do distanciamento entre os praticantes nos locais. O protocolo pede uma pessoa a cada 7m². No entanto, estabelecimentos do setor poderão funcionar sem restrição de dias e horários.

“Não vamos tratar de restrição de horários e dias da semana, porque diferente de outras atividades comerciais, eles tem contratado um lote de clientes e ele tem que encaixar esse lote. Eles vão ter que fazer uma distribuição das pessoas dentro desses horários durante o dia”, disse André Reis, secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Já o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, pediu colaboração dos usuários para que utilizem equipamentos de proteção individual durante as atividades, sobretudo protetor facial. Jackson também reforçou a orientação para que a higienização dos aparelhos seja feita antes e depois de seu uso.



"Queria chamar a atenção sobre o uso dos equipamentos de proteção individual nas academias. Eu sei que às vezes fazer atividade física de máscara é muito difícil, mas é importante que as pessoas usem protetor facial e que os equipamentos sejam higienizados pelo usuário antes e depois de cada uso. Essas são medidas básicas para diminuir a chance de contaminação", ressaltou.

As clínicas de estética poderão funcionar de terça a sexta, entre 11h e 20h. No sábado, o horário é de 9h às 17h. Em estabelecimentos localizados em shopping centers, a autorização tem que seguir de acordo com o permitido para o centro de compras que, atualmente, é de segunda a sexta, entre 12h e 20h.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.



Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 



Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também: