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Estado de Minas COVID-19

Nova Lima adere à atendimento virtual para casos suspeitos de COVID-19

Ferramenta de atendimento é financiada pela iniciativa privada


27/08/2020 10:24 - atualizado 27/08/2020 10:47

Praça principal de Nova Lima (foto: Google Imagens/Reprodução)
Praça principal de Nova Lima (foto: Google Imagens/Reprodução)
A cidade de Nova Lima, na Região Metropolitana de BH (RMBH), lançou na última segunda-feira (24), um serviço gratuito de atendimento à casos suspeitos de COVID-19. Por WhatsApp, os moradores da cidade vão poder tirar dúvidas sobre sintomas e também receber atendimento médico online.

 

Segundo o secretário de saúde de Nova Lima, José Roberto Lintz Machado, um dos principais objetivos da implantação do serviço é evitar aglomerações. “O atendimento online evita que as pessoas fiquem pela cidade procurando atendimento nos postos e hospitais”.

A ferramenta de atendimento virtual é fruto de uma iniciativa do Grupo Votorantim que já está sendo implantada em cerca de 100 cidades no Brasil. O atendimento inicial é feito por um robô chamado Bela, que faz a triagem dos sintomas relatados pelos pacientes.

 

O secretário de saúde de Nova Lima relata que a ferramenta virtual é uma alternativa ao “Alô Saúde”, serviço que já existe na cidade. “Nós temos uma baixa adesão ao Alô Saúde. Infelizmente a população não tem aderido ao atendimento por telefone”.

 

O sistema de atendimento virtual será importante também para o planejamento de ações preventivas e de controle da COVID-19. Os atendimentos abastecerão um banco de dados que serão utilizados pelos gestores no planejamento de ações de combate ao vírus.

 

O contrato entre a Prefeitura e a empresa privada tem duração inicial de 120 dias. “Nós ainda não sabemos se vamos renovar. Vamos estudar as opções e resultados no futuro”, explica o secretário.

Saúde mental

A ferramenta virtual ainda oferece acolhimento em saúde mental. Pelo aplicativo de mensagens, pacientes passarão por triagem e poderão receber atendimento de psicólogos cadastrados pela secretaria de saúde do município.

 

O atendimento virtual para casos de COVID-19 e acolhimento em saúde mental funcionam 24 horas por dia através do número (11) 9 95474-2762. As consultas online acontecem de 8h às 17h.


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