(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GELADO

BH pode ter recorde de frio nesta segunda-feira

Massa de ar polar que atua na capital e região faz as temperaturas despencarem. A partir de terça-feira, o calor volta na cidade


23/08/2020 10:49 - atualizado 23/08/2020 12:50

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Belo Horizonte pode registrar recorde de frio nesta semana. A previsão é de que, nesta segunda-feira, a temperatura mínima fique em torno dos 9ºC, um índice que pode ser ainda menor - até o momento, a menor temperatura aferida na capital em 2020 foi em 29 de maio, na Pampulha, com 8,3ºC.

Na madrugada deste sábado para este domingo, as temperaturas mais baixas em Belo Horizonte ocorreram nas partes altas da cidade, como nos bairros Belvedere, Buritis e Olhos D'Água, com 10,5ºC, e sensação térmica que chegou a 6ºC devido à ventania durante a noite. Rajadas de vento ultrapassaram os 50 quilômetros por hora. No interior, a maior baixa foi em Maria da Fé, com 4,5ºC, seguida de Monte Verde, com 5,5ºC. De segunda para terça-feira, as madrugadas no Sul do estado podem ser de temperaturas negativas.

Neste domingo, a máxima e a mínima em BH variam entre 11ºC e 19ºC. A partir desta segunda-feira, o frio diminui, o sol aparece durante o dia e esquenta à tarde, com termômetros entre 9ºC e 22ºC, e, na terça-feira, entre 9ºC e 24ºC.

A frente fria que atuava em BH e região agora se direciona para o Norte e Nordeste do estado, dando lugar à massa de ar polar que chega às regiões Central de Minas, Sul e Zona da Mata, o que influencia nas temperaturas na Região Metropolitana de Belo Horizonte até a próxima terça-feira.

Deste dia em diante, o frio começa a se deslocar para o oceano, o que irá refletir na mudança do clima na capital mineira. A partir de terça, o calor volta e, no fim de semana seguinte, as máximas podem chegar aos 30ºC.

Em relação à chuva, a ocorrência para este domingo é de apenas chuvisco nas regiões Norte, Leste e Nordeste do estado. Até terça, a umidade relativa do ar fica entre 45% e 85% em BH, e este índice cai na próxima sexta-feira, quando deve ficar em torno de 30%. A semana na cidade será seca, sem expectativa de chuva.

Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), analisados pelo meteorologista Ruibran dos Reis, do Clima Tempo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)