(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Coronavírus: teste que dá o resultado em menos de 10 minutos chega ao Brasil

Teste sul-coreano permite que resultado saia em apenas oito minutos e tem a mesma eficácia do RT-PCR para a detecção da COVID-19


28/07/2020 19:55 - atualizado 28/07/2020 20:30

A interpretação do resultado é simples, semelhante aos testes de gravidez(foto: RapiGEN/Divulgação)
A interpretação do resultado é simples, semelhante aos testes de gravidez (foto: RapiGEN/Divulgação)
Um novo teste rápido para detectar coronavírus chegou ao Brasil. O metódo permite que a doença seja identificada em apenas oito minutos e foi desenvolvido pela RapiGEN, uma fabricante sul-coreana. De acordo com a empresa, 200.000 testes já chegaram ao país.

O teste rápido já foi aprovado pela INCQS/FIOCRUZ e licenciado pela Anvisa. De acordo Darcy Itiberê, responsável pela operação, o principal objetivo do método é agilizar a retomada da economia e das atividades presenciais com segurança. "A detecção e a triagem rápidas restringem a proliferação do vírus, porque as pessoas identificadas positivamente pelo nosso teste podem ser isoladas e tratadas imediatamente", afirmou

Método

 
O profissional da saúde deve coletar uma amostra nasofaríngea, que será analisada na placa do teste. “A interpretação do resultado é simples, semelhante aos testes de gravidez. Em poucos minutos, o paciente sabe se está com o vírus”, informou a RapiGEN.

A vantagem do novo teste em relação ao método RT-PCR está na agilidade para se obter o resultado. O RT-CPR precisa de no mínimo 48 horas para o diagnóstico, enquanto o teste da RapiGEN gasta menos de 10 minutos. Além disso, o novo teste é mais barato e não precisa ser enviado a um hospital ou laboratório. A eficácia é similar à do teste de RT-PCR para a detecção da COVID-19.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)