(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Detentos produzem 350 mil máscaras de proteção ao coronavírus

Cerca de 400 recuperandos das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) de Minas e do Maranhão participam dessa ação


postado em 10/06/2020 16:48 / atualizado em 10/06/2020 17:41

Recuperandos da Apac de Frutal confeccionando as máscaras(foto: Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais)
Recuperandos da Apac de Frutal confeccionando as máscaras (foto: Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais)
Detentos em recuperação começaram a produzir nessa terça-feira (9) 350 mil máscaras de proteção ao novo coronavírus. A produção integra campanha realizada pela Associação de Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI Brasil) em parceria com 23 Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) de Minas Gerais e do Maranhão. 

“Humanizar a pena, proteger a vida” é o lema da campanha que reúne cerca de 400 recuperandos e recuperandas das Apacs. De acordo com a AVSI Brasil, essas máscaras vão ser distribuídas nas comunidades em torno da associação, secretarias de saúde, asilos, órgãos públicos e instituições beneficentes. Elas também vão servir de proteção para os recuperandos e os funcionários das unidades. 

A ação faz parte do projeto “Más Allá de Las Fronteras”, que tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da sociedade civil no combate a atos de tortura, maus-tratos, penas cruéis, desumanas e degradantes, segundo a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC). As Apacs vão receber R$ 350 mil, financiado da União Europeia, por meio do Instrumento Europeu para a Promoção da Democracia e dos Direitos Humanos (IEDDH). Esse recurso vai ser utilizado para comprar máquinas de costura, matéria prima e equipamentos de higienização e esterilização das máscaras.

Segundo o vice-presidente da AVSI Brasil, Jacopo Sabatiello, esse projeto traz benefícios para os detentos e ainda ajuda no combate ao coronavírus. “Além de aprender um ofício, os recuperandos colaboram para que mais pessoas tenham acesso à prevenção com o uso das máscaras, diminuindo o contágio da COVID-19. Essas características explicam o lema da campanha: ao mesmo tempo em que humanizamos as penas, ajudamos a proteger e promover vidas”, diz.

O prazo para a produção das máscaras é até agosto, mas, após esse período, as Apacs, AVSI e FBAC já estudam continuar o projeto com a fabricação de roupas de camas e outros artigos. 

A ação conta com o apoio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Instituto Minas Pela Paz e o Tribunal de Justiça do Maranhão. 

O presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, elogia o projeto. “A AVSI desenvolve um trabalho de fôlego e de suma importância para a humanização do cumprimento das penas privativas de liberdade, e tem sido uma grande parceira do Judiciário mineiro na disseminação e no fortalecimento da metodologia Apac.”

Método APAC
De acordo com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), os presídios brasileiros têm uma taxa de lotação em 175,2%. A Apac é uma alternativa a esse sistema prisional. O método, segundo a FBAC, consiste em investir na recuperação daqueles que cometeram um crime e prima pela humanização do cumprimento da pena.

*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz 


O que é coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.



Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar?



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)