(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EFEITOS DO CORONAVÍRUS

Mesmo com afrouxamento do isolamento, quantidade de lixo recolhido em Belo Horizonte segue caindo

Total de resíduos recolhidos em maio foi ainda menor que em abril, quando, em tese, a quarentena era mais rigorosa


postado em 05/06/2020 09:36 / atualizado em 05/06/2020 12:59

Quantidade de lixo recolhido em maio de 2020 foi 35% menor que a média normal registrada pela SLU(foto: Divulgação/PBH)
Quantidade de lixo recolhido em maio de 2020 foi 35% menor que a média normal registrada pela SLU (foto: Divulgação/PBH)
O total de lixo produzido é mais um dos vários fatores afetados pela pandemia do novo coronavírus - mas, nesse caso, o efeito foi positivo. Desde o início do confinamento o total de resíduos acumulados em Belo Horizonte vem apresentando queda e os dados de maio e abril comprovam essa tendência.

Em maio de 2020, foram recolhidas 58.542,59 toneladas de lixo em toda a capital. Houve diminuição de 7,82% na quantidade de resíduos sólidos urbanos (coleta domiciliar, capina e varrição) e de 17,17% nos entulhos da construção civil quando comparado ao mesmo mês de 2019.

A primeira fase da reabertura gradual do comércio aconteceu na semana final de maio, a partir do dia 25; apesar disso, não houve impacto significativo no recolhimento do lixo. A quantidade colhida nos últimos sete dias representou 24,5% do total do mês, ante 27,1% da primeira semana, 23,9% da segunda e também 24,5% da terceira.

A diminuição registrada no mês de maio é, também, superior à de abril - quando, em tese, o isolamento social era mais rigoroso. A queda no recolhimento de resíduos sólidos foi de 5% e, de entulhos da construção civil, de 13% quando comparado ao mesmo mês do ano passado.

Em tempos normais, a prefeitura recolhe, em média, cerca de 2.800 toneladas de lixo por dia - ou 84.000 em um mês. Isso representa 400 caminhões cheios de resíduos diariamente. Todos os dados desta matéria foram colhidos com a Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte (SLU).

* Estagiário sob supervisão do subeditor Daniel Seabra


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)