(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALERTA

COVID-19: aumento exponencial em Minas está só no início, admite governo

Em documento publicado nesta quarta-feira, administração estadual mostra preocupação com avanço do coronavírus no interior e faz até menção a São Paulo, epicentro da pandemia no Brasil


postado em 03/06/2020 19:03 / atualizado em 03/06/2020 19:12

Governo admite que Minas está apenas no começo do aumento exponencial de casos de COVID-19(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Governo admite que Minas está apenas no começo do aumento exponencial de casos de COVID-19 (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Minas Gerais está apenas no início do aumento exponencial de casos de COVID-19 e não consegue “achatar” a curva de novos infectados pelo coronavírus, que se propaga sem reduzir a velocidade. O alerta foi feito pelo próprio governo mineiro, em edição especial do "Boletim Epidemiológico e Assistencial da COVID-19" publicada nesta quarta-feira.

O documento leva os nomes do governador Romeu Zema (Novo) e do secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Amaral. No boletim, a administração estadual faz projeções da quantidade de novos casos da doença e detecta que “não é observado redução da velocidade da pandemia” em relação a estimativas anteriores.

O entendimento dos técnicos do governo é que as comparações com as últimas previsões indicam uma dificuldade recente do estado em conter o avanço do vírus. “Não estamos conseguindo ‘achatar’ a curva de novos casos”, lê-se no boletim.

Segundo a avaliação do governo, Minas Gerais “está no início do aumento exponencial no número de casos”. “Desta forma, sugere-se que o incremento de novos casos seja acompanhado diariamente e sejam intensificadas as orientações de prevenção”, dizem os responsáveis pela análise.

A escalada de casos tem chamado atenção das autoridades sanitárias. Nesta quarta-feira, Carlos Eduardo Amaral demonstrou publicamente a preocupação com o aumento no R0 (taxa de disseminação do vírus) no estado, que está em 1,42. Ou seja, cada dez pessoas infectadas transmitem a doença para pelo menos outras 14. “O ideal é que (o R0) fique entre 1 e 1,2”, disse o secretário.

Pico


A projeção mais recente publicada no documento foi feita em 27 de maio e estima a quantidade de novos casos de COVID-19 para o dia em que o estado atingir o pico da pandemia. Se o parâmetro utilizado for o comportamento da curva do vírus em Minas Gerais, a previsão é que sejam 2.047 infectados. O número chega a 2.861 se a avaliação for feita com base na tendência do Brasil.

Interiorização


No boletim, o governo do estado também demonstra preocupação com o processo acelerado de interiorização do vírus. Dos 12.010 casos confirmados da doença até essa quarta-feira, 9.981 foram registrados fora de Belo Horizonte. De acordo com os números oficiais, a COVID-19 já chegou a 465 das 853 cidades mineiras (54,5%), várias delas sem estrutura adequada para tratar pacientes.

Além da chegada do vírus a mais municípios, preocupa também a velocidade de propagação da doença no interior. Nesta terça-feira, o Estado de Minas publicou que, em maio, o coronavírus se disseminou quase três vezes mais fora de BH do que na capital.

“Para além da evolução diária dos casos confirmados, é preciso também acompanhar o processo de ‘interiorização’ e ‘popularização’ da pandemia”, lê-se no documento, que tem, inclusive, uma comparação com São Paulo, estado brasileiro mais atingido pela doença.

“Acredita-se que ao alcançar o interior e os aglomerados o número de casos irá aumentar consideravelmente, assim como observado em São Paulo. A interiorização pode ser mensurada considerando o incremento de casos confirmados ou notificados nos municípios/microrregiões que não são polo de Micro/Macro ou de menor densidade populacional”, diz o boletim.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)