(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FLEXIBILIZAÇÃO

'Expectativa é muito boa', diz presidente da CDL sobre reabertura do comércio em BH

Marcelo de Souza e Silva confirmou a autenticidade do áudio em que detalha como será a reabertura do comércio na capital mineira


postado em 21/05/2020 19:41 / atualizado em 21/05/2020 20:36

O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, comentou a provável reabertura do comércio em BH(foto: Reprodução/ Frente Parlamentar pela Desburocratização)
O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, comentou a provável reabertura do comércio em BH (foto: Reprodução/ Frente Parlamentar pela Desburocratização)

O comércio de Belo Horizonte deve ser reaberto já na próxima segunda-feira (25). Conforme noticiado no final desta tarde, a flexibilização do isolamento social se dará em três etapas programadas para as próximas segundas-feiras. Em entrevista ao Estado de Minas, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas da capital mineira, Marcelo de Souza e Silva, comprovou a autenticidade do áudio em que relata detalhes de como será a reabertura do comércio.

A previsão é de que a retomada do comércio seja feita de forma gradual, começando pela próxima segunda-feira. Depois disso, a ideia é de que novas medidas de flexibilização sejam tomadas nos dias 1º e 6 de junho.

“Esse áudio foi da reunião de terça-feira, se não me engano depois da reunião do comitê (de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19). É isso mesmo que está no áudio: a expectativa é muito boa e positiva para que amanhã sejam anunciadas as atividades que poderão reabrir na segunda-feira”, disse. 

Ele ainda ressaltou que a reabertura está condicionada a medidas sanitárias impostas pela Secretaria de Saúde. “Tem um protocolo geral que vai criar regras para que as lojas e as empresas possam estar recebendo os clientes e ver a forma de trabalhar. Passar álcool em gel, uso das máscaras, não aglomeração dentro das lojas e demarcar distanciamentos de no mínimo dois metros.” 

As atividades que serão liberadas para funcionamento serão divulgados em coletiva às 14H desta sexta-feira (22). Além disso, membros do comitê de enfrentamento divulgarão os horários em que cada atividade poderá funcionar. A previsão é de que haja restrições. 

“Quem fez todo o trabalho de identificar as atividades foi a Secretaria de Planejamento. Demos sugestões e considerações para que a gente pudesse contemplar uma quantidade tranquila de atividades. O mais importante são as atividades que não gerem problemas sanitários e que evitem aglomerações. Acredito que amanhã serão anunciadas as primeiras atividades a serem reabertas, no dia primeiro outras e assim sucessivamente”, explica Silva.

Ao divulgar as atividades, a prefeitura ainda esclarecerá que a adesão à reabertura do comércio será optativa. “É bom esclarecer que não vai ser obrigatório. A prefeitura vai autorizar, mas pode ser que tenha proprietários que prefiram não abrir porque estão no grupo de risco. Eles não vão ser obrigados, vai ser opcional”, afirmou. 

Imobiliárias e Auto escolas


No áudio, Marcelo de Souza e Silva menciona o fato de imobiliárias e autoescolas poderem retomar suas atividades. No entanto, em conversa com o Estado de Minas, ele esclareceu que essas atividades poderiam já estar funcionando. 

“Em reuniões do comitê, descobrimos que algumas atividades empresariais não estavam nos decretos (assinados pelo prefeito Alexandre Kalil que determinavam o fechamento de atividades não essenciais). Achávamos que imobiliária e autoescola estavam (suspensas), mas não estavam”, comentou.

No último dia 4, cerca de 120 donos de autoescolas fizeram uma carreata, reivindicando a agilização na volta ao trabalho dos profissionais do setor. Na ocasião, os proprietários pediam que a reabertura dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) fosse antecipada no plano Minas Consciente do governo estadual. O projeto define um flexibilização gradual das atividades do comércio no estado.

Nesta quinta-feira, o programa incluiu as macrorregiões de Saúde Norte e Centro-Sul na onda branca (segunda, na escala de flexibilização). Com o isso, o governo pretende orientar os prefeitos de cidades localizadas nessas regiões a permitirem o funcionamento de certas atividades, como autoescolas.

Ainda fazem parte da onda branca as macrorregiões Noroeste, Centro e Leste do Sul. 
 
* Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)