(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PREVENÇÃO

Coronavírus: Guarda Municipal distribui máscaras nos aglomerados

Ação foi lançada com blitz educativa no Aglomerado da Serra e faz parte de campanha da Prefeitura de BH, que pretende distribuir 1,5 milhão de máscaras


postado em 14/05/2020 16:35 / atualizado em 14/05/2020 18:42

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
A prefeitura de Belo Horizonte deu início a uma campanha de conscientização quanto ao uso de máscaras para conter a disseminação do coronavírus, além da distribuição de 1,5 milhão de unidades do equipamento.

A campanha foi lançada no início da tarde no Aglomerado da Serra por meio de uma blitz educativa feita pela Guarda Municipal, abordando coletivos, carros, motos e também pedestres. Na principal entrada do aglomerado, foi possível perceber que a média de pessoas usando o equipamento é bem menor que na Região Central da cidade.

De acordo com Renata Mascarenhas, diretora de Assistência à Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, a campanha terá duas fases. "A primeira é a que estamos fazendo em parceria com a Guarda Municipal, em que 30 mil máscaras já foram adquiridas e serão distribuídas durante as rondas para as pessoas que estão sem máscara. É uma ação de conscientização", explica Renata.

A segunda fase será feita por meio dos Centros Municipais de Saúde de regiões carentes da capital, com as máscaras sendo distribuídas durante um mutirão de visitas domiciliares. Ao todo, a prefeitura de BH pretende entregar 1,5 milhão de máscaras.

Vários motociclistas também foram abordados na blitz educativa(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Vários motociclistas também foram abordados na blitz educativa (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
De acordo com o inspetor Silva Costa, da Guarda Municipal, a distribuição de máscaras é um complemento das ações já executadas pelo poder municipal para combater o novo coronavírus. "Às vezes, a pessoa até tem uma máscara, mas, se receber outra, terá a oportunidade de deixar uma lavando e secando enquanto utiliza a outra. A população de rua também faz parte do público alvo da campanha", afirmou o inspetor.

Para realizar a abordagem, a Guarda Municipal recebeu orientações de como utilizar e da importância das máscaras, tudo para replicar o conhecimento com a população.

O motorista Ricardo Pacheco Chagas, de 30 anos, é morador do Aglomerado da Serra e aprovou a iniciativa. "Principalmente para quem mora em bairros mais pobres. Eu rodo muito por aí e vejo que muita gente anda desprotegida. O que falta é consciência. Aqui mesmo, você vê que metade usa máscara e metade não usa", disse.

Guarda Municipal dá orientações e distribui máscaras dentro dos coletivos(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Guarda Municipal dá orientações e distribui máscaras dentro dos coletivos (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
A motociclista de aplicativo Ariadna Cristina Silva, de 25, também foi abordada pela campanha educativa e estava sem máscara. "A minha está guardada aqui. É que fica ruim usar máscara com capacete. Mas, sempre que desço para entregar ou comprar alguma coisa, eu coloco", explica.

Em suas andanças pela cidade, a motociclista afirma que, de modo geral, muita gente está usando o equipamento de proteção. "Mas em Venda Nova e em Santa Luzia você quase não vê gente de máscara", destacou.

Morador do Aglomerado, Marcos André Silveira, de 33, aprovou a ação e afirmou que muitas vezes a pessoa não usa máscara mais por falta de conhecimento do que por questão financeira. Mas, para o motorista, são poucas as pessoas que não estão usando máscara. "Quando você vê uma pessoa sem usar, é porque ela acabou de tirar, porque às vezes incomoda, sufoca", ressaltou Marcos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)