(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas no Vila da Serra

COVID-19: após denúncias de aglomeração, Nova Lima autua bares

Operação mirou, nesta manhã, estabelecimentos que abusaram da flexibilização do isolamento social e não respeitaram distanciamento recomendado


09/05/2020 12:53 - atualizado 10/05/2020 16:43

Estabelecimentos foram autuados em Nova Lima(foto: Leandro Couri/ EM/D.A Press)
Estabelecimentos foram autuados em Nova Lima (foto: Leandro Couri/ EM/D.A Press)
Com a flexibilização das regras para estabelecimentos comerciais e depois das imagens de aglomerações em bares e restaurantes no Vila da Serra, autoridades autuaram os estabelecimentos em operação neste sábado em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A ação, que teve 5 horas ininterruptas de duração, contou com 30 profissionais do município dos setores da Divisão de Fiscalização de Atividades Urbanas (Dfau), Vigilância Sanitária e Guarda Municipal. Foram vistoriados 25 estabelecimentos. Na região do Vila da Serra seis notificações foram emitidas e todos os restaurantes foram orientados.


O município não autorizou o funcionamento de bares. Esse retorno está previsto para a segunda etapa da flexibilização, no dia 19 de maio, caso a avaliação da situação epidemiológica do município não recomende o contrário, segundo a prefeitura. Mesmo assim, a reportagem do Estado de Minas flagrou clientes consumindo petiscos e bebidas alcoólicas.

“Estamos orientando os estabelecimentos para que funcionem de maneira adequada, depois do nosso último decreto”, disse Cristiano Gomes, secretário de Fazenda de Nova Lima. Segundo Gomes, a denominada ‘megaoperação’ inicialmente tem o trabalho de orientar e autuar os estabelecimentos sobre a melhor forma de funcionamento.

Durante a manhã, a fiscalização percorreu por todos os estabelecimentos abertos na Alameda Oscar Niemeyer, onde foram flagradas aglomerações desde a última sexta-feira (8).

Neste sábado, pelo menos dois restaurantes – que também funcionam como bar – foram autuados por desrespeito às normas do decreto 10.043/2020, que permitiria a abertura gradativa do comércio local com restrições.

Desde a última terça-feira (5), serviços de alimentação que decidirem abrir deveriam concentrar o consumo no local das 11h às 15h, com, no máximo, 1/3 da capacidade e distância mínima de 1,5 metro por pessoa, além de uso de máscaras por clientes e funcionários.

A autuação foi aplicada aos estabelecimentos que tinham número de pessoas além do permitido e/ou não respeitavam o distanciamento social recomendado.

Grande movimento no Vila da Serra durante manhã de sábado(foto: Leandro Couri/ EM/D.A Press)
Grande movimento no Vila da Serra durante manhã de sábado (foto: Leandro Couri/ EM/D.A Press)


Enquanto a reportagem do Estado de Minas estava no local, nenhum bar ou restaurante foi fechado durante a fiscalização e o movimento continuava intenso. O balanço da operação será divulgado no final do dia pela prefeitura. 

O secretário de Fazenda disse que conta com o apoio e bom senso da população. “É muito importante que se conscientize que precisa colaborar com a fiscalização porque não conseguimos estar em todos os locais ao mesmo tempo”, explicou Gomes.

“A gente conta com apoio da população que não frequente locais que não estejam cumprindo o decreto, que evitem aglomerar em portas de locais. Com as pessoas ajudando a gente vamos conseguir um resultado muito melhor e vai poder manter tudo que a gente quer aberto ajudando também a população”, disse o secretário.

Foto feita nessa sexta-feira (8) às 15h26 flagrou estabelecimento aberto após o horário permitido (15h)(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)
Foto feita nessa sexta-feira (8) às 15h26 flagrou estabelecimento aberto após o horário permitido (15h) (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)


Ontem (8), o prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD), disse que conversou com o chefe do Executivo do município vizinho, Vítor Penido, indicando uma possível revogação do decreto de reabertura do comércio.

A prefeitura já havia informado que, se a abertura do comércio representasse riscos para o enfrentamento ao coronavírus, as condições de flexibilização poderiam ser revistas, e o isolamento social, reforçado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)