(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ISOLAMENTO SOCIAL

Nova Lima tem bares com aglomeração após flexibilização

Sem distanciamento e máscaras, clientes quebram normas e ameaçam revisão de decreto de reabertura do comércio


postado em 08/05/2020 16:01 / atualizado em 08/05/2020 17:33

Restaurantes cheios em Nova Lima após flexibilização do isolamento social(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)
Restaurantes cheios em Nova Lima após flexibilização do isolamento social (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)


Bares e restaurantes abertos em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, contribuíram para aglomeração e desrespeito das normas que permitiram a flexibilização do isolamento social no município. A reportagem do Estado de Minas flagrou o comércio na Alameda Oscar Niemeyer com mesas lotadas e clientes sem máscaras na tarde desta sexta-feira (8).



De acordo com o decreto 10.043/2020, a Prefeitura de Nova Lima permitiria a abertura gradativa do comércio local com restrições. Desde a última terça-feira (5), serviços de alimentação que decidirem abrir deveriam concentrar o consumo no local das 11h às 15h, com, no máximo, 1/3 da capacidade e distância mínima de 1,5 metro por pessoa, além de uso de máscaras por clientes e funcionários.

Outros setores também foram permitidos funcionar:
  • Comércio varejista em geral;
  • Empresas de estacionamento de veículos;
  • Segmentos de estética, beleza, barbearia, pet shop e congêneres: atendimento em domicílio ou, in loco, somente a partir de agendamentos prévios, permanência de um cliente/funcionário a cada 3 m² de área de livre de circulação, medidas de higienização e esterilização dos equipamentos após o uso em cada cliente;
  • Escritórios em geral, imobiliária, engenharia, arquitetura, advocacia, contabilidade e turismo: em local com ventilação natural, distanciamento entre os profissionais e áreas comuns fechadas ou de acesso restrito.
Em nota, a Prefeitura de Nova Lima informou que tem realizado fiscalizações para o cumprimento das normas. Em caso de descumprimento das medidas, os estabelecimentos podem ser notificados, autuados e sofrer as seguintes sanções: interdição parcial ou total, cassação dos alvarás e multa.

A prefeitura já havia informado que, se a abertura do comércio representasse riscos para o enfrentamento ao coronavírus, as condições de flexibilização poderiam ser revistas, e o isolamento social, reforçado.

Queda no isolamento social

A atitude de parte de clientes em Nova Lima reflete a queda na adesão ao isolamento social em todo o estado. De acordo com levantamento feito pela In Loco, em 22 de março, Minas Gerais tinha índice de acatamento às medidas de confinamento em 62,1%. Já nessa quinta-feira (7), o número caiu para 40,3%, pouco abaixo da média brasileira, que estava em 43,3%.

(foto: Inloco/Reprodução)
(foto: Inloco/Reprodução)


O Índice de Isolamento Social desenvolvido pela empresa mostra o percentual da população que está respeitando a recomendação de isolamento em todo o país. No ranking nacional, segundo último levantamento nessa quinta-feira (7), Minas Gerais está em 7º lugar no desrespeito à quarentena.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)