(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Minas tem pelo menos 10 mortes a mais por COVID-19 que o computado pelo estado

Levantamento do Estado de Minas mostra que alguns óbitos computados pelas prefeituras ainda não fazem parte do levantamento da Secretaria de Estado de Saúde


postado em 28/04/2020 20:36 / atualizado em 28/04/2020 21:10

(foto: Mauro Pimentel/AFP)
(foto: Mauro Pimentel/AFP)

 

Minas Gerais tem ao menos mais 10 mortes causadas por infecção pelo novo coronavírus, além das 71 já informadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta terça-feira (28). Os dados foram levantados pelo Estado de Minas, que cruzou os números informados por algumas prefeituras com o último boletim da SES.

 

No levantamento da reportagem, foram consideradas as cidades com mais que 100 mil habitantes: 32 prefeituras no total. Dessas, apenas os municípios de Betim e Santa Luzia, ambos na Grande BH, não informam os números locais em seus canais de comunicação (redes sociais e site oficial), portanto não fazem parte da análise.

 

As 10 mortes que ainda não fazem parte do boletim da Saúde estadual estão concentradas nos seguintes municípios: Uberlândia (3), Juiz de Fora (3), Montes Claros (1), Governador Valadares (1), Poços de Caldas (1) e Varginha (1).

 

Com isso, na prática, o estado tem pelo menos 81 óbitos por COVID-19.

 

Quanto aos casos confirmados, os números das prefeituras e da SES diferem em 71. As 32 cidades com mais de 100 mil pessoas em Minas Gerais, excluindo Betim e Santa Luzia, concentram, conforme seus próprios boletins, 1.195 diagnósticos. A Saúde estadual, no entanto, computa 1.124 nesses municípios.

 

De todas as prefeituras, somente a de Vespasiano, na Grande BH, não registra sequer um diagnóstico da doença.

 

A diferença entre o levamento das prefeituras e da Saúde estadual tem sido explicada pela SES por meio do “fluxo de notificação”.

 

De acordo com as informações passadas pela secretaria estadual, assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, “é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de interação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais) ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso.”

 

Uma vez definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente, denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde.
  
Por meio desse formulário é gerado todo o banco de dados do coronavírus no estado. O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais.
 
Após esse fluxo, os dados serão incluídos no boletim diário.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)