(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Idosos serão vacinados por ordem de chegada em farmácia que fez parceria com a PBH

Não haverá mais marcação on-line a partir desta sexta-feira na Drogaria Araujo


postado em 26/03/2020 17:52 / atualizado em 26/03/2020 18:33

 

Celso Rogério foi um dos idosos vacinados neste primeiro dia da Campanha de vacinação contra a gripe(foto: Leandro Couri)
Celso Rogério foi um dos idosos vacinados neste primeiro dia da Campanha de vacinação contra a gripe (foto: Leandro Couri)

Idosos que optarem pela vacinação contra a gripe na Drogaria Araujo serão atendidos por ordem de chegada. Como houve sobrecarga do sistema, a empresa aboliu nesta quinta-feira (26) a marcação on-line. Dessa forma, o arranjo da fila será por meio de senhas distribuídas na entrada das farmácias do grupo. A nova organização será válida a partir desta sexta-feira (27) nas lojas participantes da Campanha de Vacinação contra a gripe, numa parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, responsável pela distribuição das vacinas. Para os idosos com dificuldade de locomoção, a vacinação por drive-thru vai continuar.


As senhas poderão ser retiradas a partir das 8h e serão válidas até as 14 horas do mesmo dia. O horário de vacinação dos idosos será distribuído neste período de seis horas. Segundo a empresa, a quantidade de fichas que será distribuída é equivalente ao número de vacinas disponíveis no dia.

A mudança na organização da campanha aconteceu após complicações no agendamento on-line. Logo no primeiro dia, o site da drogaria ficou sobrecarregado e muitas pessoas não conseguiram marcar um horário para serem vacinadas. Mesmo com a dificuldade, a Araujo informou que 2,4 mil agendamentos foram feitos.

Entretanto, nesta-quinta feira (26), idosos que foram às farmácias sem horário marcado também foram vacinados. O dentista Celso Rogério esteve na filial da Araújo na Praça Marília de Dirceu, no Bairro de Lourdes, sem agendamento e foi imunizado. "Tinha umas cinco pessoas na minha frente, mas foi bem rápido. Fui vacinado em uns quatro segundos", relatou o dentista. Celso elogiou os cuidados sanitários: “As pessoas estavam separadas, pelo menos um metro umas das outras”.  

João Borges foi imunizado pelo 'Drive Thru' da Drogaria Araujo(foto: Leandro Couri)
João Borges foi imunizado pelo 'Drive Thru' da Drogaria Araujo (foto: Leandro Couri)


De acordo com a drogaria, as farmácias filiadas têm vacinas suficientes para imunizar uma quantidade estabelecida de idosos nesta sexta-feira (27/03), sábado (28/03) e segunda-feira (30/03). O total não foi revelado. A campanha se estenderá pelas próximas semanas, conforme a disponibilidade de vacinas em cada loja. “Assim que novos estoques da vacina forem entregues, avisaremos pelas redes sociais da Araujo”, afirma a empresa.

Para reforçar os cuidados a serem tomados durante a pandemia, a drogaria publicou uma lista de boas práticas no momento da vacinação em seu site oficial. Muitos idosos entenderam a necessidade da vacina no combate à COVID-19: “É melhor prevenir a remediar”, afirmou o aposentado João Borges. “Não estou saindo de casa...Vim só para tomar a vacina”, contou Borges, após ser vacinado no drive- thru da Araujo.

Novas vacinas


A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que vai receber mais 100 mil doses da vacina contra gripe nesta sexta-feira (27/3). A Secretaria Municipal de Saúde vai repassar, "o mais rápido possível", o produto imunizador para os pontos da Campanha de Vacinação contra a gripe, afirma a PBH.

Na última segunda-feira (23/03), BH recebeu cerca de 215 mil doses da primeira remessa de vacinas entregues pelo Ministério da Saúde. Entretanto, nesta quinta-feira (26), alguns centros de saúde e farmácias da capital estavam sem estoque. “Com o aumento da procura da vacina, em algumas unidades de saúde e postos extras podem ocorrer faltas pontuais”, afirma a Secretaria Municipal de Saúde.

As vacinas contra a gripe são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para as Secretarias de Saúde municipais. Dessa forma, a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte repassa, em parceria, para as lojas da Drogaria Araujo e os Centros de Saúde.
 
A PBH informa que Campanha de Vacinação Contra Gripe não foi cancelada e as doses serão entregues igualmente aos parceiros e aos Centros de Saúde. “A parceria com a Drogaria Araujo foi feita para ampliar os locais de vacinação, de forma a evitar aglomerações”, afirmou a Secretaria Municipal de Saúde .

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 1 milhão de pessoas (1.001.192) brasileiros vão ser vacinados na campanha. É esperado que 400 mil idosos e trabalhadores da saúde sejam imunizados nesta primeira fase, que começou na última segunda-feira (23).

*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Murta


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)