(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

'Isolamento é fundamental', afirma secretário de Saúde em Minas

De acordo com Carlos Eduardo Amaral, medida é primordial para conter o crescimento exponencial do coronavírus. Postura contraria a defendida por Bolsonaro


postado em 26/03/2020 17:13 / atualizado em 26/03/2020 21:49

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, falou sobre ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus em Minas Gerais(foto: Tulio Santos/EM/D.A. Press - 09/03/2020)
O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, falou sobre ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus em Minas Gerais (foto: Tulio Santos/EM/D.A. Press - 09/03/2020)

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, ressaltou a necessidade do isolamento social para conter o avanço do coronavírus. O pronunciamento foi feito nesta quinta-feira (26) durante entrevista coletiva em que anunciou ainda outras ações de prevenção e enfrentamento à COVID-19 em Minas Gerais.

O secretário reafirmou que a orientação de quarentena recebida desde a semana passada com o aumento do número de casos permanece válida em todo território mineiro, que enfrenta a transmissão comunitária. “Com relação ao isolamento, é fundamental neste momento para evitar o crescimento exponencial do coronavírus”, disse Amaral, numa postura contrária à do presidente Jair Bolsonaro, que vem defendendo relaxamento na quarentena.

O secretário reafirmou que a orientação de quarentena recebida desde a semana passada com o aumento do número de casos permanece válida em todo território mineiro, que enfrenta a transmissão comunitária.

“A população precisa entender que a partir do momento que nós começamos com as condutas de isolamento nós temos um atraso para o resultado dessas condutas. Ou seja, não é porque isolou que imediatamente já ficamos sabendo que parou (a transmissão). Normalmente demora de sete a 14 dias pro resultado”, ressaltou o secretário. “Isso, do ponto de vista social, é fundamental porque, quanto mais rápido houver o crescimento dos casos, maior será o stress do ponto de vista social”, explica.

Carlos Amaral disse ainda que o isolamento tende a achatar a quantidade de casos a cada dia, o que permite que o SUS se prepare, se adapte e prepare leitos para receber os casos de infectados com maior qualidade dos serviços.

“A epidemia do corona é diferente das outras”, ressaltou. “Por enquanto não temos informações suficientes para acharmos que já podemos sair do isolamento social”, acrescentou.

Pressão econômica

O secretário comentou ainda sobre a pressão que a saúde vem sofrendo com defensores da economia. “Entendemos que nesse momento o isolamento é essencial. Entendemos as pressões do setor econômico. Assim que tivermos sinalização que as medidas estão tendo resultados, vamos avaliar novas medidas”, informou.

Carlos Amaral disse que todo o Governo está preocupado com o impacto financeiro e social, mas, do ponto de vista da saúde, é preciso manter o isolamento e condutas que estão sendo adotadas. “Não há ação sem risco. No momento vivemos o risco sanitário que é real.”

O secretário reafirmou seu posicionamento contra a opinião que conspira para o fim da quarentena. “Quando o isolamento tiver um resultado adequado, vamos ter um momento em que efetivamente podemos caminhar para pensar em medidas mais flexíveis. Não pode antecipar para não gerarmos desequilíbrio econômico-social ainda maior do que gostaríamos”, disse.

“Espero que as pessoas entendam que todas as ações tomadas são muito sérias e com as melhores das intenções”, finalizou.

Regiões de Minas

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a Região Metropolitana de Belo Horizonte, as regiões Sudeste e Triângulo Mineiro concentram os maiores números de casos, por isso as medidas devem ser mais ágeis nesses territórios.

No entanto, a preocupação permanece com a sobrecarga dos leitos no estado. “Neste momento estamos acompanhando em tempo real os pedidos de enfermaria para analisar se há aumento de demanda e sobrecarga. Neste momento o SUS está dando conta, mas é de se esperar que haja um aumento”, conta o secretário.

Outras medidas

O secretário de saúde informou também que o governo estuda o aumento da remuneração aos hospitais. De acordo com Amaral, cerca de R$ 71 milhões devem ser distribuídos ainda nesta semana para auxiliar a atenção primária de pacientes.

Outra medida é o aumento dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) que foram autorizadas pelo Ministério da Saúde para garantir a capacidade operacional e assistencial das vítimas em estado grave.

A pasta prevê a publicação de um Edital de Saúde Pública que aciona consórcios para ajudarem no enfrentamento ao coronavírus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)