(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Escoteiros promovem gincana virtual para crianças e adolescentes durante pandemia

Atividades a distância substituem encontros presenciais e mantêm escotismo vivo entre os jovens


postado em 23/03/2020 17:23 / atualizado em 23/03/2020 17:58

(foto: Google Street View/Reprodução)
(foto: Google Street View/Reprodução)

O tempo é de cuidado com a criança e o adolescente em meio ao período de quarentena do coronavírus (COVID-19). As medidas restritivas levaram a Região escoteira de Minas Gerais, que integra o movimento em todo o país e no exterior, a encontrar uma maneira de manter as atividades para seus 10.073 associados, na faixa etária entre 6 e 21 anos (desse grupo, 7.045 tem até 14 anos). A entidade ativou uma gincana virtual, batizada UAIFI, que começará nesta terça-feira (24) e irá até o fim de maio. Ação, com tarefas semanais, vai manter ligados ao movimento os escoteiros e lobinhas, enquanto durar o período em que as concentrações estiverem proibidas.


“Além das atividades nos finais de semana, os escoteiros têm atividades semanais, que devem ser apresentadas sempre aos sábados. Por isso não será nenhuma novidade essa atividade”, explica Rodrigo.

Segundo ele, com a reclusão foi preciso encontrar uma forma de manter o escotismo Vivo entre crianças, adolescentes e adultos que fazem parte do movimento.

Os grupos de escoteiros e lobinhas em Minas Gerais são divididos por idade, de 6 a 10 anos, 10 a 15 anos, 15 a 18 anos e 18 a 21 anos. “As atividades correspondem a essas áreas de desenvolvimento. Cada uma terá um tipo de atividade diferente e os trabalhos realizados serão postados na nossa rede semanalmente. Por cada atividade completada, o associado receberá um distintivo, como se estivesse nos encontros”, detalha ele.

Haverá ainda, segundo Rodrigo, uma novidade, que é a participação dos pais dos escoteiros e lobinhas. “As atividades visam fortalecer o relacionamento familiar, acima de tudo. Assim, os adultos também participam e terão de responder a um questionário ao final. Com isso, os jovens estarão também se aproximando de seus pais”, afirma Rodrigo.

O projeto foi lançado no domingo e, depois de dois dias, o perfil do grupo Escoteiros de Minas no Instagram, por meio do qual pode ser feita a inscrição, já tinha mais de 500 visualizações.

Rodrigo diz que já existe até mesmo o interesse de outras regionais brasileiras. “É uma atividade que está ganhando força e seria muito importante se todo o país participasse.”
 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

 

 

Gráfico mostra a evolução diária de casos confirmados de coronavírus no Brasil

 

Como se prevenir?

 

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
 

Quais os sintomas do coronavírus?

 

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19: 

 

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia
 
Em casos graves, as vítimas apresentam: 
 
  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

 
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: 
  • O álcool em gel é capaz de matar o vírus? 
  • O coronavírus é letal em um nível preocupante? 
  • Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? 
  • A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? 

 

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também: 

   
  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)