(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Campanha de vacinação contra a gripe é antecipada por causa do coronavírus

Medida tem como objetivo auxiliar os profissionais de saúde na triagem dos casos da COVID-19


postado em 19/03/2020 16:21 / atualizado em 20/03/2020 21:19

(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Terá início na próxima segunda-feira (23) a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A data foi antecipada em função do novo coronavírus, uma vez que a imunização auxilia os profissionais da saúde na triagem dos casos para a COVID-19

A estratégia do governo de Minas é dividir a campanha em três etapas: a primeira é imunizar idosos e profissionais da saúde. A segunda, que terá início no dia 16 de abril, é direcionada a professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Já em 9 de maio, será iniciada a terceira, cujo público-alvo são crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

A meta, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), é imunizar 90% do público prioritário, que corresponde a 7 milhões de pessoas no estado.

“A vacina contra a gripe reduz as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pela influenza, por isso é fundamental que este público compareça às unidades básicas de saúde nessa primeira etapa”, declarou a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Dias Gusmão.

Para evitar aglomerações de pessoas durante a campanha, cada município terá que traçar estratégias de organização do processo de trabalho das equipes. Uma das recomendações do Ministério da Saúde é realizar as vacinações em locais como igrejas, escolas, supermercados, entre outros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)