(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coronavírus: Assembleia e Tribunal de Justiça de Minas Gerais adotam medidas para evitar proliferação

Servidores do Judiciário que fazem parte do grupo de risco (idosos e pessoas com doenças respiratórias crônicas) poderão trabalhar de casa a partir de segunda. Na sede do Legislativo mineiro, haverá restrição de atividades com aglomeração de pessoas


postado em 13/03/2020 19:46

Audiências na Justiça só terão presença de público ''indispensável''(foto: Divulgação/TJMG)
Audiências na Justiça só terão presença de público ''indispensável'' (foto: Divulgação/TJMG)

 

O novo coronavírus requer cuidados da população, já cancela eventos de toda ordem e também altera o expediente dos órgãos públicos. Nesta sexta-feira (13), o Tribunal de Justiça (TJ) e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) anunciaram medidas extraordinárias para conter a proliferação da doença.


Nos prédios da Justiça mineira, os funcionários que fazem parte do grupo de maior vulnerabilidade à Covid-19, como idosos e pessoas com doenças respiratórias crônicas, poderão trabalhar de casa.


Além disso, o TJ chama a atenção para os sintomas da doença: segundo a portaria publicada no Diário do Judiciário, qualquer pessoa que apresentar febre e/ou sinais de enfermidade respiratória (tosse e espirros, por exemplo) passam a ser classificados como caso suspeito. Nesse cenário, devem se ausentar do trabalho.


O mesmo vale para pessoas que viajaram para países onde a doença já é epidêmica.


Quanto às audiências, a Justiça alerta para que os magistrados convoquem apenas as pessoas indispensáveis para a agenda, como réus presos, com objetivo de evitar aglomeração de gente.


A Justiça mineira alerta também para a necessidade das equipes de limpeza higienizarem elevadores, banheiros, corrimãos, bebedouros, maçanetas, mesas e outros equipamentos.


Assembleia Legislativa

 

Galerias ficarão vazias nos próximos dias na Assembleia Legislativa de Minas Gerais(foto: Guilherme Bergamini/ALMG)
Galerias ficarão vazias nos próximos dias na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (foto: Guilherme Bergamini/ALMG)
 


Assim como adotado pelo Congresso Nacional, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais anunciou que vai evitar a aglomeração de pessoas em sua sede, localizada no Bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul de Belo Horizonte.


A ALMG também informou que vai cancelar audiências no interior do estado, mas vai manter as sessões em plenário e das comissões relacionadas ao Legislativo. As reuniões, no entanto, serão restritas aos deputados e funcionários da Casa, além da imprensa.


Segundo o presidente da Assembleia, deputado estadual Agostinho Patrus (PV), 6 mil pessoas passam pelo prédio do Santo Agostinho por dia. Tal fluxo pode contribuir para o espalhamento do novo coronavírus.


Também serão instalados na Casa compartimentos com álcool em gel para higienização das mãos dos funcionários, deputados, assessores e jornalistas. A alternativa é apontada, ao lado do lavar das mãos, como a principal arma contra a doença.


A equipe de limpeza da Assembleia também será reforçada para manter a higienização das áreas de uso comum, como banheiros, elevadores, bebedouros e corrimãos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)