(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sudeste do país está sob alerta para tempestades nos próximos dias

Alerta do Governo Federal aponta a possibilidade de desastres naturais em período de chuvas intensas que deve se estender até a próxima quarta-feira


postado em 28/02/2020 16:42 / atualizado em 28/02/2020 17:04

Chuva na Região Centro-Sul de Belo Horizonte(foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
Chuva na Região Centro-Sul de Belo Horizonte (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)

Órgãos do Governo Federal alertam para a possibilidade de chuvas intensas e altos acumulados de precipitação nos quatro estados da Região Sudeste do Brasil até a próxima quarta-feira.

Em Minas Gerais, a atenção se deve para regiões Leste e Sudeste. Em São Paulo, regiões Nordeste e Litoral. O alerta é válido para todo território do Espírito Santo e Rio de Janeiro. 

A previsão aponta a possibilidade de desastres naturais como enchentes, enxurradas, alagamentos, deslizamentos de terra e corridas de solo. O detalhamento das áreas mais atingidas pelos temporais será feito por meio da atualização meteorológica sempre que necessário.

O alerta conjunto foi emitido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Serviço Geológico Brasileiro, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

Por causa da grande quantidade de alertas de previsão de desastres emitidos desde a última quinta-feira, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional, elevou o status de operação do Cenad para estágio de atenção.

Com isso, o Centro articula com órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil eventuais ações de preparação a possíveis ocorrências de desastres naturais.



Na manhã desta sexta-feira foi realizada uma videoconferência com as agências federais e órgãos estaduais de Defesa Civil. A ação integra um procedimento adotado pela Defesa Civil Nacional na articulação e integração das agências federais que divulgam informações, previsões, avisos e alertas para integrar os dados.

Fique ligado

A população que mora em áreas de risco ou que já tenha registrado desastres anteriormente devem procurar a Defesa Civil para ter acesso ao plano de contingência para a região, onde são informadas as rotas de fuga e os pontos seguros para utilização em momento prévio ao desastre.

A Defesa Civil envia alertas sobre riscos de desastres naturais por meio de SMS nos celulares e mensagens nas TVs por assinatura.
Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP para o número 40199. É permitido cadastrar mais de um CEP.

Já os alertas em TV por assinatura são enviados diretamente aos televisores. O serviço é gratuito, está disponível em todos os estados do Brasil e não há necessidade de cadastro prévio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)