UAI
Publicidade

Estado de Minas

Para evitar inundações, Cemig abre comportas da Usina de Três Marias

Segundo a Cemig, operação tem como objetivo evitar que o limite de armazenamento da represa seja atingido


postado em 28/02/2020 12:12 / atualizado em 28/02/2020 18:27

Em 2014, o nível da água na Usina Hidrelétrica estava abaixo da comporta que libera o excesso do volume(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Em 2014, o nível da água na Usina Hidrelétrica estava abaixo da comporta que libera o excesso do volume (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
As comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias, localizada na cidade da Região Central do estado, serão abertas parcialmente a partir das 13h desta sexta-feira (28). Segundo a Cemig, a operação tem o objetivo de evitar que se atinja o limite de armazenamento, causando transtornos e inundações para as comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco.

A gestão da capacidade de armazenamento da Usina Três Marias vem sendo feita pela Cemig, em conjunto com a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Devido às fortes chuvas registradas durante o carnaval e que devem persistir durante toda a primeira quinzena de março, a abertura parcial deve ser mantida pelos próximos 15 dias.

Desde o último dia 18 de fevereiro, antes do período do carnaval, a vazão da usina já vinha sendo aumentada gradualmente por meio da geração de energia. Atualmente, o reservatório apresenta um armazenamento de 88,6%, porém segundo a Cemig, a represa tem capacidade de “segurar” vazões muito superiores às que está liberando. Evitando assim, eventos críticos para as populações do Rio São Francisco. 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade